PESQUISAS NA/EM EDUCAÇÃO DE PESSOAS LGBTIA+: UM ESTADO DA ARTE DE DISSERTAÇÕES E TESES SOBRE GÊNEROS E SEXUALIDADES
PESQUISAS NA/EM EDUCAÇÃO DE PESSOAS LGBTIA+: UM ESTADO DA ARTE DE DISSERTAÇÕES E TESES SOBRE GÊNEROS E SEXUALIDADES
John Jamerson Da Silva Brito
Witembergue Gomes Zaparoli
30/10/2023
35-54
3
As pesquisas sobre as questões de gêneros e sexualidades, especialmente no contexto da educação, durante muito tempo limitaram-se unicamente a ter pessoas LGBTIA+ como sujeitos, mas não como autoras. No entanto, a partir de um movimento de inclusão e acesso nos espaços acadêmicos, essas pessoas começaram a participar também do processo de produção e escrita, compartilhando suas experiências. Portanto, este capítulo tem como objetivo estabelecer um diálogo sobre as produções acadêmicas de pessoas LGBTIA+ que abordam questões de gêneros e sexualidades no âmbito da educação. Utiliza-se como metodologia a revisão bibliográfica e a busca em bancos de dissertações e teses para a construção de um estado da arte. Ao final do trabalho, compreende-se que os escritos das pessoas LGBTIA+ apresentam semelhanças em relação às perspectivas teóricas e metodológicas, que emergem a partir de suas vivências singulares.
Ler mais...Gêneros, Sexualidades, Estado da Arte, Currículo, Práticas Pedagógicas.
DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO: ABORDAGENS MULTIDISCIPLINARES
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.