PESQUISAS NA/EM EDUCAÇÃO DE PESSOAS LGBTIA+: UM ESTADO DA ARTE DE DISSERTAÇÕES E TESES SOBRE GÊNEROS E SEXUALIDADES

Code: 230914331
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Título

PESQUISAS NA/EM EDUCAÇÃO DE PESSOAS LGBTIA+: UM ESTADO DA ARTE DE DISSERTAÇÕES E TESES SOBRE GÊNEROS E SEXUALIDADES

Autores(as):
  • John Jamerson Da Silva Brito

    BRITO, J.J.S.

  • Witembergue Gomes Zaparoli

    ZAPAROLI, W.G.

DOI
10.37885/230914331
Publicado em

30/10/2023

Páginas

35-54

Capítulo

3

Resumo

As pesquisas sobre as questões de gêneros e sexualidades, especialmente no contexto da educação, durante muito tempo limitaram-se unicamente a ter pessoas LGBTIA+ como sujeitos, mas não como autoras. No entanto, a partir de um movimento de inclusão e acesso nos espaços acadêmicos, essas pessoas começaram a participar também do processo de produção e escrita, compartilhando suas experiências. Portanto, este capítulo tem como objetivo estabelecer um diálogo sobre as produções acadêmicas de pessoas LGBTIA+ que abordam questões de gêneros e sexualidades no âmbito da educação. Utiliza-se como metodologia a revisão bibliográfica e a busca em bancos de dissertações e teses para a construção de um estado da arte. Ao final do trabalho, compreende-se que os escritos das pessoas LGBTIA+ apresentam semelhanças em relação às perspectivas teóricas e metodológicas, que emergem a partir de suas vivências singulares.

Palavras-chave

Gêneros, Sexualidades, Estado da Arte, Currículo, Práticas Pedagógicas.

Autor(a) Correspondente
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