PESQUISAS EM ETNOMATEMÁTICA E A MATEMÁTICA ESCOLAR: ATIVIDADES MATEMÁTICAS COMO POSSIBILIDADE DE INTERLOCUÇÃO ENTRE DIFERENTES CONTEXTOS E SABERES

Code: 201202625
38
13
Título

PESQUISAS EM ETNOMATEMÁTICA E A MATEMÁTICA ESCOLAR: ATIVIDADES MATEMÁTICAS COMO POSSIBILIDADE DE INTERLOCUÇÃO ENTRE DIFERENTES CONTEXTOS E SABERES

Autores(as):
  • Janete Aparecida Klein

    Klein, Janete Aparecida

  • Josileia Damasceno Rodrigues

    Rodrigues, Josileia Damasceno

DOI
10.37885/201202625
Publicado em

04/02/2021

Páginas

44-58

Capítulo

3

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar atividades matemáticas elaboradas a partir de pesquisas em Etnomatemática como possibilidade de interlocução entre ideias matemáticas presentes em saberes e fazeres de pessoas de diferentes contextos socioculturais e a matemática escolar. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que originou este artigo se constituiu em duas etapas: 1) levantamento bibliográfico de pesquisas de TCC em Etnomatemática, no âmbito do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Tocantins, campus de Arraias; 2) elaboração de atividades matemáticas na perspectiva da Etnomatemática, para alunos da educação básica. Foram identificadas 12 (doze) pesquisas de TCC, as quais forneceram informações de contextos e ideias matemáticas presentes em saberes e fazeres de pessoas de diferentes contextos socioculturais identificadas pelos pesquisadores das mesmas e que compuseram as atividades. A elaboração de cada atividade seguiu a dinâmica: contexto, saberes e ideias matemáticas de pessoas presentes nos seus fazeres, relação desses com os do contexto dos alunos e com a matemática escolar. Essas atividades tem o intuito de possibilitar a interlocução e interação entre diferentes saberes e fazeres matemáticos socioculturais com o ensino e aprendizagem escolar para além da sala de aula, na perspectiva do fazer matemática em tempo real, no cotidiano de pessoas, na convivência e respeito ao fazer e ser do outro.

Palavras-chave

Pesquisas Etnomatemáticas. Saberes e Fazeres. Ideias matemáticas. Atividades Matemáticas.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.