PESQUISA PEDAGÓGICA QUALIFICA ENSINO TÉCNICO

Code: 221211153
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Título

PESQUISA PEDAGÓGICA QUALIFICA ENSINO TÉCNICO

Autores(as):
  • Paulo Menegasso

    Menegasso, Paulo

  • Tiago Corrêa Feijó

    Feijó, Tiago Corrêa

  • Ana Paula Rebello

    Rebello, Ana Paula

DOI
10.37885/221211153
Publicado em

29/12/2022

Páginas

1257-1266

Capítulo

94

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH VIII

Resumo

Este trabalho analisa a pesquisa pedagógica realizada pelos alunos no ensino técnico pós-médio. Os alunos ao ingressarem no curso técnico em química encontram dificuldades na compreensão da ciência química que utiliza modelos para explicar fenômenos. A Iniciação Científica tem sido um instrumento facilitador de aprendizagem, uma vez que mobiliza os conhecimentos de diferentes disciplinas para a construção de projetos de pesquisa na área de Química e possibilita aos alunos o aprendizado de métodos de organização e construção do conhecimento. A análise da atividade de elaboração dos projetos de pesquisa visou identificar sua contribuição nos processos de ensino e aprendizagem. A cultura de ciência através de pesquisa se mostrou como instrumento importante, pois os alunos se envolvem e adquirem a motivação para a pesquisa e continuidade de seus estudos. A qualificação de técnicos em química como cidadãos capazes de resolver problemas utilizando os projetos têm sido muito maior que o ensino regular previsto no programa do curso.

Palavras-chave

Pesquisa, Ensino Profissionalizante, Projetos de pesquisa.

Autor(a) Correspondente
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