PESQUISA DE CAMPO E TRABALHO COM GRÁFICOS: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES EM ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA

Code: 220308398
4
3
Título

PESQUISA DE CAMPO E TRABALHO COM GRÁFICOS: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES EM ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA

Autores(as):
  • Ricardo de Souza Machado

    MACHADO, Ricardo de Souz

  • Tania Denise Miskinis Salgado

    SALGADO, Tania Denise Miskinis

DOI
10.37885/220308398
Publicado em

01/05/2022

Páginas

1738-1753

Capítulo

139

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH III

Resumo

Nesta pesquisa se faz uma análise qualitativa dos resultados de uma estratégia didática baseada em uma pesquisa de campo realizada por estudantes de ensino médio na comunidade onde vivem. Eles foram orientados a elaborar perguntas sobre problemas que poderiam ocorrer ali, como poluição das águas e seus efeitos na saúde da comunidade, os quais haviam sido abordados anteriormente, nas aulas de Química, por meio da estratégia didática de Estudos de Caso. Além de propiciar uma vivência de atividade de pesquisa de campo como forma de conhecimento da realidade que os cerca, pretendia-se que os estudantes desenvolvessem habilidades relacionadas à construção e interpretação de gráficos, instrumentos valiosos para outras disciplinas e para o ENEM. Os estudantes se familiarizaram com as possibilidades de aprendizagem, não ficando restritos somente à disciplina de Química, mas usando recursos matemáticos, o que lhes possibilitou compreenderem que o conhecimento não é fragmentado, mas sim, integrado. Foi possível observar, pelas falas dos estudantes, que de forma geral houve interesse pela atividade com pesquisa de campo e se mostraram receptivos a aulas diferenciadas. Os resultados indicam que houve contribuições para o desenvolvimento de algumas das habilidades propostas pela BNCC relacionadas à interação com a comunidade, à abordagem de temáticas ambientais como a poluição das águas, ao uso de tecnologias digitais e ao desenvolvimento de seu senso crítico.

Palavras-chave

Pesquisa de campo, Desenvolvimento de habilidades, Construção de gráficos.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.