PESQUISA DE CAMPO E TRABALHO COM GRÁFICOS: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES EM ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA
PESQUISA DE CAMPO E TRABALHO COM GRÁFICOS: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES EM ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA
Ricardo de Souza Machado
Tania Denise Miskinis Salgado
01/05/2022
1738-1753
139
Nesta pesquisa se faz uma análise qualitativa dos resultados de uma estratégia didática baseada em uma pesquisa de campo realizada por estudantes de ensino médio na comunidade onde vivem. Eles foram orientados a elaborar perguntas sobre problemas que poderiam ocorrer ali, como poluição das águas e seus efeitos na saúde da comunidade, os quais haviam sido abordados anteriormente, nas aulas de Química, por meio da estratégia didática de Estudos de Caso. Além de propiciar uma vivência de atividade de pesquisa de campo como forma de conhecimento da realidade que os cerca, pretendia-se que os estudantes desenvolvessem habilidades relacionadas à construção e interpretação de gráficos, instrumentos valiosos para outras disciplinas e para o ENEM. Os estudantes se familiarizaram com as possibilidades de aprendizagem, não ficando restritos somente à disciplina de Química, mas usando recursos matemáticos, o que lhes possibilitou compreenderem que o conhecimento não é fragmentado, mas sim, integrado. Foi possível observar, pelas falas dos estudantes, que de forma geral houve interesse pela atividade com pesquisa de campo e se mostraram receptivos a aulas diferenciadas. Os resultados indicam que houve contribuições para o desenvolvimento de algumas das habilidades propostas pela BNCC relacionadas à interação com a comunidade, à abordagem de temáticas ambientais como a poluição das águas, ao uso de tecnologias digitais e ao desenvolvimento de seu senso crítico.
Ler mais...Pesquisa de campo, Desenvolvimento de habilidades, Construção de gráficos.
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