PERSPECTIVAS E DESAFIOS DO ENSINO DE FILOSOFIA

Code: 220207870
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Título

PERSPECTIVAS E DESAFIOS DO ENSINO DE FILOSOFIA

Autores(as):
  • Vanderlei da Silva Mendes

    Mendes, Vanderlei da Silva

  • Geovani Viola Moretto Mendes

    Mendes, Geovani Viola Moretto

DOI
10.37885/220207870
Publicado em

02/04/2022

Páginas

115-134

Capítulo

7

Resumo

Embora a filosofia tenha mais de dois mil anos de história, seus desafios ainda recaem acerca da metodologia mais adequada ao seu ensino, uma vez que seus conteúdos não podem ser deturpados pelas exigências burocráticas. Suas orientações básicas estão na LDB n° 9.394/96, mas frequentemente encontramos uma grande quantidade de métodos, correntes de pensamento e de concepções metodológicas divergentes. O objetivo do nosso artigo é discutir, a partir de alguns referenciais teóricos e da experiência pessoal, a importância de se promover uma educação pensada e organizada, levando em consideração que as complexas situações criadas pelos estudantes na rotina escolar em vista de seus conhecimentos, exigências e necessidades são de tamanha complexidade, que dificilmente qualquer tarefa ou disciplina isolada tem reais e seguras condições de docência didática e pedagógica. Porém, independente dos desafios e da complexidade, cabe ao docente a tarefa primordial de conduzir correta e equilibradamente o trabalho didático e pedagógico na sala de aula.

Palavras-chave

Metodologia, Ensino, Filosofia.

Autor(a) Correspondente
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