PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA RELAÇÃO PSICOLOGIA HISTÓRICO CULTURAL E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO A PARTIR DAS PUBLICAÇÕES DA ANPED ENTRE OS ANOS DE 2000 E 2017

Code: 200500231
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Título

PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA RELAÇÃO PSICOLOGIA HISTÓRICO CULTURAL E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO A PARTIR DAS PUBLICAÇÕES DA ANPED ENTRE OS ANOS DE 2000 E 2017

Autores(as):
  • Rafael Pereira Gomes

    Gomes, R. P.

  • Claudia Gomes

    Gomes, C.

DOI
10.37885/200500231
Publicado em

15/06/2020

Páginas

239-247

Capítulo

28

Resumo

Esta pesquisa de natureza descritiva e caracterizada por um Estudo de Revisão de Levantamento Bibliográfico lançou como objetivo analisar a partir dos trabalhos da ANPED, de que forma, os pressupostos da Psicologia Histórico Cultural, pode contribuir para as discussões da formação docente. Assim, a partir da definição dos estudos e pesquisas apresentados no Grupo de Trabalho Psicologia da Educação, foram selecionados 13 trabalhos categorizados em 3 eixos temáticos intitulados, Identidade Profissional; Espaços de Formação e Novos paradigmas educacionais, que contemplam o debate das discussões e desafios da relação Psicologia Histórico Cultural e a Educação, alinhada aos pressupostos críticos da formação e atuação docente. Pode-se evidenciar que os estudos alarmam de modo geral para a importância dos espaços da formação docente, seja no âmbito inicial ou continuado, como forma de favorecer a significação dos elementos materiais e singulares potencializadores da construção de novos paradigmas educacionais.

Palavras-chave

profissionalização, docente, psicologia, escolar, psicologia, histórico, cultural

Autor(a) Correspondente
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