PERSPECTIVAS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES DAS AÇÕES DE PROMOÇÃO DA DOAÇÃO DE SANGUE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Code: 210504855
25
4
Título

PERSPECTIVAS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES DAS AÇÕES DE PROMOÇÃO DA DOAÇÃO DE SANGUE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores(as):
  • Amanda Regina da Silva Góis

    Góis, Amanda Regina da Silva

  • Ana Paula Vieira Araújo

    Araújo, Ana Paula Vieira

  • Edla Raíssa Sousa Oliveira

    Oliveira, Edla Raíssa Sousa

  • Ricardo Pereira Landim Landim

    Landim, Ricardo Pereira Landim

  • Taís Vieira Rocha

    Rocha, Taís Vieira

  • Lídia Gonçalves Montenegro Teixeira

    Teixeira, Lídia Gonçalves Montenegro

DOI
10.37885/210504855
Publicado em

30/07/2021

Páginas

171-178

Capítulo

17

Resumo

Objetivo: Relatar perspectivas, desafios e possibilidades das ações de promoção da doação de sangue. Método: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência, da vivência de aprendizagem ativa desenvolvida nas ações do projeto de extensão “Cuidar está no Sangue” em uma escola do ensino fundamental localizada na cidade de Petrolina, PE, Brasil no período de outubro à dezembro de 2019. Realizou-se aplicação de pré-testes, intervenções educativas fundamentadas na aprendizagem ativa e pós-testes para um total de 70 participantes, que de forma didática e colaborativa compartilharam conhecimentos com foco nas informações sobre as etapas e importância da doação voluntária de sangue. Resultados: Obteve-se no pré-teste que apenas 21,6% dos participantes conheciam as idades mínimas e máximas para homens e mulheres tornarem-se doadores de sangue; 55,2% sabiam informar quais os requisitos básicos para conseguir realizar a doação de sangue e 41,2% sabiam informar se pessoas com piercing e\ou tatuagens poderiam doar sangue. Após as intervenções educativas aplicou-se o pós-teste e 93,8% dos participantes declararam que agora pensam em tornar-se doadores de sangue no futuro. Quanto as perguntas do pós- teste, obteve-se respectivamente 75,6%, 71,4% e 57,4%, de acertos às mesmas perguntas realizadas no pré-teste. Conclusão: o estudo relata que promover a doação voluntária de sangue na escola por meio de intervenções educativas é a principal ferramenta para aumentar os números de doadores no futuro.

Palavras-chave

Ciências da Saúde, Enfermagem, Doadores de Sangue, Aprendizagem Ativa.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.