PERSPECTIVAS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES DAS AÇÕES DE PROMOÇÃO DA DOAÇÃO DE SANGUE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Amanda Regina da Silva Góis
Góis, Amanda Regina da Silva
Ana Paula Vieira Araújo
Araújo, Ana Paula Vieira
Edla Raíssa Sousa Oliveira
Oliveira, Edla Raíssa Sousa
Ricardo Pereira Landim Landim
Landim, Ricardo Pereira Landim
Taís Vieira Rocha
Rocha, Taís Vieira
Lídia Gonçalves Montenegro Teixeira
Teixeira, Lídia Gonçalves Montenegro
30/07/2021
171-178
17
CIÊNCIAS DA SAÚDE: DESAFIOS, PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES - VOLUME 2
Objetivo: Relatar perspectivas, desafios e possibilidades das ações de promoção da doação de sangue. Método: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência, da vivência de aprendizagem ativa desenvolvida nas ações do projeto de extensão “Cuidar está no Sangue” em uma escola do ensino fundamental localizada na cidade de Petrolina, PE, Brasil no período de outubro à dezembro de 2019. Realizou-se aplicação de pré-testes, intervenções educativas fundamentadas na aprendizagem ativa e pós-testes para um total de 70 participantes, que de forma didática e colaborativa compartilharam conhecimentos com foco nas informações sobre as etapas e importância da doação voluntária de sangue. Resultados: Obteve-se no pré-teste que apenas 21,6% dos participantes conheciam as idades mínimas e máximas para homens e mulheres tornarem-se doadores de sangue; 55,2% sabiam informar quais os requisitos básicos para conseguir realizar a doação de sangue e 41,2% sabiam informar se pessoas com piercing e\ou tatuagens poderiam doar sangue. Após as intervenções educativas aplicou-se o pós-teste e 93,8% dos participantes declararam que agora pensam em tornar-se doadores de sangue no futuro. Quanto as perguntas do pós- teste, obteve-se respectivamente 75,6%, 71,4% e 57,4%, de acertos às mesmas perguntas realizadas no pré-teste. Conclusão: o estudo relata que promover a doação voluntária de sangue na escola por meio de intervenções educativas é a principal ferramenta para aumentar os números de doadores no futuro.
Ciências da Saúde, Enfermagem, Doadores de Sangue, Aprendizagem Ativa.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.