PERFORMATIVIDADE DE GÊNERO E A PROMOÇÃO DE DIÁLOGO PELA PSICOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM PRÉ-ADOLESCENTES
PERFORMATIVIDADE DE GÊNERO E A PROMOÇÃO DE DIÁLOGO PELA PSICOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM PRÉ-ADOLESCENTES
Sanches Max Jesus Viana
Gilclecia Oliveira Lourenço
27/08/2022
128-139
9
Trata-se de um relato de experiência desenvolvida a partir de atividade teórico- prática, realizada por meio da execução de uma oficina por discentes de psicologia em uma escola pública da cidade de Paulo Afonso-BA. A atividade foi parte da disciplina Sexualidade Humana, que compõe a grade curricular do curso de Psicologia do Centro Universitário do Rio São Francisco-UNIRIOS, e caracterizou-se como uma oficina que propôs, por meio de imagens e frases, identificar possíveis estereótipos e discutir questões relacionadas à desigualdade de gênero com crianças e adolescentes. Foi solicitado aos participantes que construissem perfis “femininos” e “masculinos” idealizados por eles e, em seguida, foi aberto um espaço de discussão sobre o material confeccionado. Os materias confeccionados pelos alunos evidenciaram perfis de gênero estereotipados, embasados em modelos heteronormativos e binarismos sociais. Foi possível perceber o quanto o discurso patriarcal e sexista é presente na narrativa das crianças e adolescentes, e que esse processo se dá de forma estrutural, sendo por vezes naturalizado por eles. Conclui-se que, quando se usa de metódos acessíveis e que promovem a autonomia dos atores escolares na descontrução e construção de saberes, viabilizam-se reflexões sobre temáticas compreendidas como “tabus”. A articulação do arcabouço teórico sobre gênero, construído na disciplina de Sexualidade Humana, com a experiência interventiva realizada com alunos do ensino básico mostrou-se eficaz no processo de ressignificação e promoção de conhecimento, igualdade e respeito, enriquecendo o percurso acadêmico de graduandos em psicologia e possibilitando reflexões sobre os atravessamentos discursivos de gênero na produção de subjetividade dos sujeitos.
Ler mais...Gênero, Psicologia, Adolescentes, Performatividade, Heteronormatividade.
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