PERFORMATIVIDADE DE GÊNERO E A PROMOÇÃO DE DIÁLOGO PELA PSICOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM PRÉ-ADOLESCENTES

Code: 220709612
8
6
Título

PERFORMATIVIDADE DE GÊNERO E A PROMOÇÃO DE DIÁLOGO PELA PSICOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM PRÉ-ADOLESCENTES

Autores(as):
  • Sanches Max Jesus Viana

    Viana, Sanches Max Jesus

  • Gilclecia Oliveira Lourenço

    Lourenço, Gilclecia Oliveira

DOI
10.37885/220709612
Publicado em

27/08/2022

Páginas

128-139

Capítulo

9

Resumo

Trata-se de um relato de experiência desenvolvida a partir de atividade teórico- prática, realizada por meio da execução de uma oficina por discentes de psicologia em uma escola pública da cidade de Paulo Afonso-BA. A atividade foi parte da disciplina Sexualidade Humana, que compõe a grade curricular do curso de Psicologia do Centro Universitário do Rio São Francisco-UNIRIOS, e caracterizou-se como uma oficina que propôs, por meio de imagens e frases, identificar possíveis estereótipos e discutir questões relacionadas à desigualdade de gênero com crianças e adolescentes. Foi solicitado aos participantes que construissem perfis “femininos” e “masculinos” idealizados por eles e, em seguida, foi aberto um espaço de discussão sobre o material confeccionado. Os materias confeccionados pelos alunos evidenciaram perfis de gênero estereotipados, embasados em modelos heteronormativos e binarismos sociais. Foi possível perceber o quanto o discurso patriarcal e sexista é presente na narrativa das crianças e adolescentes, e que esse processo se dá de forma estrutural, sendo por vezes naturalizado por eles. Conclui-se que, quando se usa de metódos acessíveis e que promovem a autonomia dos atores escolares na descontrução e construção de saberes, viabilizam-se reflexões sobre temáticas compreendidas como “tabus”. A articulação do arcabouço teórico sobre gênero, construído na disciplina de Sexualidade Humana, com a experiência interventiva realizada com alunos do ensino básico mostrou-se eficaz no processo de ressignificação e promoção de conhecimento, igualdade e respeito, enriquecendo o percurso acadêmico de graduandos em psicologia e possibilitando reflexões sobre os atravessamentos discursivos de gênero na produção de subjetividade dos sujeitos.

Palavras-chave

Gênero, Psicologia, Adolescentes, Performatividade, Heteronormatividade.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.