PERFIL SOCIOECONÔMICO DE VENDEDORES E CONSUMIDORES DE PRODUTOS ORGÂNICOS DE SERRA GRANDE, MUNICÍPIO DE URUÇUCA – BA
Janilda Silva Ribeiro
Ribeiro, Janilda Silva
Carla da Silva Sousa
Sousa, Carla da Silva
Sayonara Cotrim Sabioni
Sabioni, Sayonara Cotrim
07/09/2021
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TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTUDOS AGROECOLÓGICOS NA REGIÃO SUL DA BAHIA
A busca por uma alimentação saudável tem impulsionado cada vez mais o consumo por produtos orgânicos. O objetivo deste estudo, foi identificar o perfil socioeconômico de vendedores e consumidores de produtos orgânicos no município de Uruçuca – BA. Através da aplicação de questionário estruturado, foram entrevistados 25 vendedores e 25 consumidores frequentadores da feira de produtos orgânicos de Serra Grande.. Através dos dados obtidos com a aplicação dos questionários, foi possível perceber que a maioria dos vendedores são mulheres, não alfabetizadas, que optaram pela venda dos produtos em virtude que uma maior conscientização ecológica. Estes vendedores, obtém um lucro médio mensal de R$ 100,00 a R$ 300,00, e segundo eles, o principal entrave que reduz a procura pelos produtos é o custo. Por outro lado, os consumidores de produtos orgânicos são na maioria mulheres, que possuem ensino médio, idade entre 36 a 55 anos, e renda de um salário mínimo mensal. Segundo eles, optaram pelo consumo destes produtos em virtude do maior valor nutricional; e relataram que têm gasto mensal médio de até R$ 100,00 para compra dos produtos.
Sustentabilidade. Agricultura orgânica. Selo de certificadora.
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