PERFIL PSICOMOTOR DE CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES COM SÍNDROME DE DOWN

Code: 231115047
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Título

PERFIL PSICOMOTOR DE CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES COM SÍNDROME DE DOWN

Autores(as):
  • Ana Livia Stein De Campos

    CAMPOS, A. L. S.

  • Amanda Mota Pacciulio Sposito

    SPOSITO, A. M. P.

DOI
10.37885/231115047
Publicado em

01/03/2024

Páginas

351-368

Capítulo

19

Resumo

Objetivo: A Síndrome de Down (SD), é uma alteração genética cromossômica, também denominada como Trissomia do cromossomo 21. A criança com SD possui características fenotípicas específicas e são esperados atrasos motores e dificuldades intelectuais. A Psicomotricidade estuda a integração entre funções motoras, mentais e cognitivas. Sendo assim, é importante para avaliação e tratamento de crianças com SD, as quais podem apresentar alterações no desenvolvimento destas funções. O objetivo desta pesquisa foi traçar o perfil psicomotor de crianças pré-escolares com SD. Métodos: Tratou-se de um estudo descritivo, transversal, com análise quantitativa. Participaram desta pesquisa crianças com SD, entre 2 e 6 anos de idade, selecionadas em clínicas de Terapia Ocupacional, em uma cidade do interior do estado de São Paulo. Aplicou-se a Escala de Desenvolvimento Motor com cada criança, e seus testes foram analisados de acordo com o manual do instrumento. Resultados: O domínio psicomotor em que foi encontrado maior atraso de desenvolvimento foi o equilíbrio, seguido pelas motricidade fina e global e organização temporal/linguagem. O menor atraso foi encontrado no esquema corporal. Todas as crianças foram classificadas com Dispraxia. Conclusão: sugere-se que seja necessário um maior estímulo destes aspectos dentro da prática clínica com esta população. Estes achados reforçam a importância da estimulação precoce, aproveitando-se a plasticidade neural para aquisição de habilidades.

Palavras-chave

psicomotricidade, criança, Síndrome de Down, desenvolvimento motor.

Autor(a) Correspondente
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