PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE ATENDIMENTOS EM UMA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO
Nicole Cristine De Souza
Souza, Nicole Cristine de
Caroline Lourenço De Almeida
Almeida, Caroline Lourenço de
Rosângela Gonçalves Da Silva
Silva, Rosângela Gonçalves da
Daniel Augusto Da Silva
Silva, Daniel Augusto Da
29/12/2022
252-270
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Objetivo: Analisar o perfil epidemiológico dos atendimentos realizados em uma Unidade de Pronto Atendimento em cidade do centro-oeste do estado de São Paulo. Métodos: Trata-se de estudo observacional, transversal, documental, retrospectivo, de abordagem quantitativa. A seleção dos prontuários analisados se deu por meio da técnica da amostra probabilística sistemática, totalizando 383 prontuários dos atendimentos realizados no período de dezembro de 2018 a novembro de 2019. Resultados: Observou-se que a maioria dos atendimentos foram de mulheres (56%), conforme a idade dos participantes houve predomínio entre 31 a 59 anos e o mês com maior índice de atendimento foi em abril e maio. Na classificação de risco os classificados como azul totalizam a maior parte do atendimento (52,7%). A principal causa do atendimento conforme capítulo do CID-10 foi capítulo XVIII: sintomas, sinais e achados anormais de exames clínicos e de laboratório, não classificados em outra parte. Conclusão: há prevalência dos atendimentos na cor azul, casos que poderiam ser resolvidos em serviço de baixa complexidade, para isso, devem-se estabelecer ações de melhorias na atenção primária consequentemente trazendo assistência de qualidade nos serviços de urgência e emergência.
Unidade de Pronto Atendimento, Acolhimento com Classificação de Risco, Serviços de Saúde.
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