PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE ATENDIMENTOS EM UMA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO

Code: 221211186
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Título

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE ATENDIMENTOS EM UMA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO

Autores(as):
  • Nicole Cristine De Souza

    Souza, Nicole Cristine de

  • Caroline Lourenço De Almeida

    Almeida, Caroline Lourenço de

  • Rosângela Gonçalves Da Silva

    Silva, Rosângela Gonçalves da

  • Daniel Augusto Da Silva

    Silva, Daniel Augusto Da

DOI
10.37885/221211186
Publicado em

29/12/2022

Páginas

252-270

Capítulo

22

Resumo

Objetivo: Analisar o perfil epidemiológico dos atendimentos realizados em uma Unidade de Pronto Atendimento em cidade do centro-oeste do estado de São Paulo. Métodos: Trata-se de estudo observacional, transversal, documental, retrospectivo, de abordagem quantitativa. A seleção dos prontuários analisados se deu por meio da técnica da amostra probabilística sistemática, totalizando 383 prontuários dos atendimentos realizados no período de dezembro de 2018 a novembro de 2019. Resultados: Observou-se que a maioria dos atendimentos foram de mulheres (56%), conforme a idade dos participantes houve predomínio entre 31 a 59 anos e o mês com maior índice de atendimento foi em abril e maio. Na classificação de risco os classificados como azul totalizam a maior parte do atendimento (52,7%). A principal causa do atendimento conforme capítulo do CID-10 foi capítulo XVIII: sintomas, sinais e achados anormais de exames clínicos e de laboratório, não classificados em outra parte. Conclusão: há prevalência dos atendimentos na cor azul, casos que poderiam ser resolvidos em serviço de baixa complexidade, para isso, devem-se estabelecer ações de melhorias na atenção primária consequentemente trazendo assistência de qualidade nos serviços de urgência e emergência.

Palavras-chave

Unidade de Pronto Atendimento, Acolhimento com Classificação de Risco, Serviços de Saúde.

Autor(a) Correspondente
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