PERFIL E POSIÇÃO DE MERCADO DOS EGRESSOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA UFLA

Code: 220910080
8
0
Título

PERFIL E POSIÇÃO DE MERCADO DOS EGRESSOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA UFLA

Autores(as):
  • Mateus Da Mata Melo

    MELO, M. M.

  • Carlos Henrique Gomes Ferreira

    FERREIRA, C. H. G.

  • Diego Santos Araújo

    ARAÚJO, D. S.

  • Bruno Amaral Custódio

    CUSTÓDIO, B. A.

  • Breno Augusto De Toledo Fernandes

    FERNANDES, B. A. T.

  • André Luis Ribeiro Lima

    LIMA, A. L. R.

DOI
10.37885/220910080
Publicado em

31/10/2022

Páginas

179-196

Capítulo

11

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi identificar o perfil e posição de mercado de egressos do curso de Administração da Universidade Federal de Lavras (UFLA) formados entre os anos de 2015 a 2020, por meio da análise de seus perfis profissionais na rede social Linkedin. A pesquisa foi descritiva e o levantamento de dados dos egressos ocorreu por meio de pesquisa documental com acesso ao Sistema Integrado de Gestão (SIG) da UFLA e da plataforma Linkedin. Optou-se por pesquisar os egressos graduados entre o primeiro semestre de 2015 e o primeiro semestre de 2020, totalizando 359 ex-alunos. Os dados foram apresentados com distribuição de frequência e nuvens de palavras. A pesquisa conseguiu acesso a dados de 214 egressos. Os principais resultados mostram que 66,4% destes participaram de, pelo menos, uma atividade complementar durante a graduação, tais como Empresa Júnior, Programa de Educação Tutorial e Núcleos de Estudo, Pesquisa e Extensão. Dentre os egressos estudados, 10,3% tiveram uma segunda formação acadêmica (graduação) e 22,4% fizeram mestrado, doutorado ou outro tipo de pós-graduação. Com relação à ocupação, 79% dos ex-alunos enquadram-se, atualmente, como empregados ou empreendedores. Sobre a atuação profissional, destaca-se o cargo de analista, sendo que a área da administração mais frequente foi a financeira. Como principais conclusões, pode-se constatar que a maior parte dos egressos está ocupada (como empregado ou como empreendedor) e que a educação continuada não está presente na trajetória recente da maior parte dos egressos estudados.

Palavras-chave

Egressos; Ex-alunos; Instituições de Ensino Superior, Administração.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.