PERFIL DO CONSUMIDOR DE LEITE DE CABRA E DERIVADOS

Code: 210805718
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Título

PERFIL DO CONSUMIDOR DE LEITE DE CABRA E DERIVADOS

Autores(as):
  • Verônica Schmidt

  • Rafaela Castro da Silveira

DOI
  • DOI
  • 10.37885/210805718
    Publicado em

    01/10/2021

    Páginas

    210-220

    Capítulo

    14

    Resumo

    O presente artigo tem como objetivo traçar o perfil do consumidor do leite de cabra e seus derivados, especialmente quanto à frequência e razão do consumo desses produtos. Foi realizada uma survey utilizando um questionário, com perguntas abertas e fechadas, enviado por meio eletrônico no sistema bola de neve. O questionário foi respondido por 372 pessoas, sendo 212 (57%) destas já consumiram algum derivado de leite caprino. A maioria dos respondentes era do sexo feminino (68,5%) e idade (68,5%) até 24 anos. A escolaridade variou de ensino fundamental à pós-graduação, sendo que o ensino superior incompleto ou completo e pós-graduação representam cerca de 80% dos respondentes e cerca de 54% possuem renda até 3 salários-mínimos. Queijos (>60%) e leite em pó (16%) são os produtos com maior e menor consumo, respectivamente, sendo a aquisição dos produtos é realizada, preferencialmente, em super e hipermercados. Entre os motivos para consumo dos produtos estão o sabor, curiosidade, ser saudável, possuir mais vitaminas, fatores nutricionais e funcionais, qualidade e indicação médica. O consumo diário de produtos de origem caprina ainda é baixo, sendo necessária a desmistificação quanto ao sabor destes produtos e a divulgação de suas características nutricionais.

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    Palavras-chave

    Consumo, Produtos lácteos, Stakeholders.

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