PERFIL DE CONSUMIDORES DE CAFÉ EM GARANHUNS – PERNAMBUCO

Code: 220308205
31
25
Título

PERFIL DE CONSUMIDORES DE CAFÉ EM GARANHUNS – PERNAMBUCO

Autores(as):
  • Ana Letícia Toté de Medeiros

    Medeiros, A.L.T.

  • Wallysson Wagner Vilela Santos

    Santos, W.W.V.

  • Maria Vitória Lima Costa Donato

    Donato, M.V.L.C.

  • Suzana Pedroza da Silva

    Silva, S.P.

DOI
10.37885/220308205
Publicado em

01/05/2022

Páginas

270-289

Capítulo

25

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH III

Resumo

O café é um produto de grande importância para a economia do país e da região. Pernambuco é um dos estados produtores de café do país com crescimento frequente em sua capacidade produtiva, somando-se as mudanças de demanda e oferta de cafés diferenciados na gôndola, levando ao consumidor mais opções de compra. O estudo teve como objetivo traçar o perfil dos consumidores de café da cidade de Garanhuns-PE para contribuir com informações importantes para os produtores de café e ajudar na expansão do comércio local. A pesquisa foi realizada com moradores da cidade de Garanhuns-PE, através da plataforma online Google Formulários®. As preferências foram diversificadas e demonstraram que a maioria dos entrevistados possui o hábito de consumir café. Entretanto, ainda marcante as palavras “quente” e “forte”, necessitando-se divulgar e popularizar novas características sensoriais para a bebida. Foram apontados a inserção de jovens apreciadores da bebida, preferências por cafés e métodos de preparo tradicionais influenciados por questões econômicas e acessibilidade. De acordo com os dados, encontramos fidelidade com as marcas de café no ato da compra, entretanto poucos consumidores se atentam a questões relacionadas à certificação de qualidade. O perfil de consumo de café descrito neste trabalho, possui informações importantes para ajudar a promover uma expansão do mercado local, o que pode ser feito pela a elaboração de novas estratégias para aprimorar a experiência dos que já consomem café e atrair aqueles que não consomem, utilizando novas formas de apresentação ou formulação de novos produtos com melhor qualidade.

Palavras-chave

Café. Consumo. Preferências.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.