PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE PSICOLOGIA ACERCA DAS EXPERIÊNCIAS RELIGIOSAS: UMA REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Code: 210906010
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Título

PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE PSICOLOGIA ACERCA DAS EXPERIÊNCIAS RELIGIOSAS: UMA REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Autores(as):
  • André Bomfim Dias

    Dias, André Bomfim

  • Luís Augusto Vasconcelos da Silva

    Silva, Luís Augusto Vasconcelos da

  • Marcus Welby-Borges

    Welby-Borges, Marcus

  • Wellington Zangari

    Zangari, Wellington

DOI
10.37885/210906010
Publicado em

31/10/2021

Páginas

124-139

Capítulo

10

Resumo

Objetivo: O presente artigo visa identificar linguagens utilizadas por estudantes de Psicologia ao se referirem a experiências religiosas e verificar a presença (ou não) de ideias relacionadas à patologização das mesmas com a finalidade de produzir uma reflexão sobre a formação profissional. Método: Um questionário estruturado sobre religiosidade na prática clínica foi aplicado em trinta estudantes da Universidade Federal da Bahia. As respostas de duas questões abertas foram selecionadas para este estudo e submetidas à análise de conteúdo temática. Resultados: Observou-se que o olhar dos discentes para as experiências religiosas envolveu conhecimentos científicos, religiosos, elementos subjetivos e estéticos. Além disso, foi possível perceber que a formação do psicólogo é um processo que se realiza em um espaço de encontro entre linguagens e formas de conhecimento. Não foi identificada uma aprendizagem uniforme quanto as relações entre experiências religiosas e adoecimento mental. A patologização e a “normalização” dessas vivências entre pessoas não religiosas destacaram-se como temas a serem debatidos na graduação. Conclusão: A alusão a crenças religiosas pessoais na avaliação das experiências e a identificação de ideias patologizantes reiteram a recomendação do Conselho Federal de Psicologia de manter o diálogo sobre a temática.

Palavras-chave

Formação dos Profissionais de Saúde, Educação Superior, Diagnóstico Diferencial, Experiências Religiosas, Psicopatologia.

Autor(a) Correspondente
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