PERCEPÇÕES DE DISCENTES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DURANTE A GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Code: 230412691
Downloads
3
Views
80
Compartilhe
Título

PERCEPÇÕES DE DISCENTES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DURANTE A GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Autores(as):
  • Tatiana Almeida Couto

  • Sérgio Donha Yarid

DOI
  • DOI
  • 10.37885/230412691
    Publicado em

    30/05/2023

    Páginas

    81-99

    Capítulo

    6

    Resumo

    Objetivo: descrever como os discentes de Enfermagem vivenciam o processo ensino-aprendizagem sobre educação em saúde durante sua trajetória acadêmica. Desta forma, busca-se descrever as estratégias de educação em saúde utilizadas pelos discentes durante a Graduação em Enfermagem e conhecer os limites e as perspectivas do processo ensino-aprendizagem sobre educação em saúde na Graduação em Enfermagem. Métodos: trata-se de um estudo descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa, realizado em seis municípios baianos nos quais estão os campi das Universidades Estaduais Baianas que possuem o Curso de Graduação em Enfermagem. Resultados: foram entrevistados 39 discentes que estavam regularmente matriculados no curso e os dados foram analisados sob a ótica da hermenêutica filosófica de Gadamer. Os discentes vivenciam o processo ensino-aprendizagem sobre educação em saúde em componentes curriculares obrigatórios, optativos, assim como de forma transversal no curso, porém ainda predominando nos finais dos semestres de formação. Bem como, participam de projetos de extensão. Sobre as estratégias de educação em saúde utilizadas pelos discentes houve a demonstração da predominância de recursos pedagógicos e instrumentos que possibilitam a implementação de metodologias ativas. Sobre os limites e perspectivas do processo ensino-aprendizagem, no que tange a educação em saúde na graduação são pontuadas as relações entre docentes, discentes e o impacto na formação. Conclusão: destaca-se a necessidade de reformulação dos currículos para impactar o processo ensino-aprendizagem positivamente.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Estudantes de Enfermagem, Enfermagem, Universidades, Educação em saúde. Aprendizagem.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    Este site utiliza cookies. Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Ao continuar você concorda com a nossa política de utilização de cookies.

    Continuar