PERCEPÇÕES DE COORDENADORES/AS PEDAGÓGICOS SOB OS SENTIDOS DA RELAÇÃO ESCOLA E CONSELHO TUTELAR
Greice Kely Rech Werner
Werner, Greice Kely Rech
Ana Claudia Delfini C. de Oliveira
Oliveira, Ana Claudia Delfini C. de
Camila da Cunha Nunes
Nunes, Camila da Cunha
18/11/2020
800-814
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Este artigo é um recorte da dissertação para o Programa de Mestrado eDoutorado em Educação - PPGE. Objetiva-se verificar os sentidos do trabalho na óptica dascrianças, bem como aproximar-se de culturas infantis e dos discursos produzidos por elas,com o intuito de conhecer subjetividades de infâncias na contemporaneidade. O estudositua-se no conceito de infância construído a partir da modernidade dadas influênciassociais, culturais e políticas. A luz da Conferência dos Direitos da Criança de 1989, oEstatuto da Criança e do adolescente estabelece o Conselho Tutelar como Órgãopermanente incumbido de atuar na garantia dos direitos da criança e do adolescente. O textoapresenta e discute dados de uma pesquisa que buscou compreender a relação entre oConselho Tutelar de uma cidade do Médio Vale do Itajaí (SC) com as escolas municipais, apartir da percepção dos coordenadores pedagógicos. Realizou-se uma pesquisa aplicadaqualitativa, de caráter descritivo, considerando as subjetividades de gestores da rede deensino do município. De modo geral, é possível identificar que a atuação do ConselhoTutelar está pautada em situações emergenciais, de maneira que não há uma relaçãosistematizada e harmoniosa, carente de diálogo entre os membros da Escola e do ConselhoTutelar, para que juntos somem forças em busca da garantia dos direitos da criança e doadolescente.
Conselho Tutelar. Escola. Aluno.
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