PERCEPÇÃO PÚBLICA ACERCA DOS MEDICAMENTOS: VARIÁVEIS ENVOLVIDAS E SUAS IMPLICAÇÕES AO ENSINO DE CIÊNCIAS

Code: 210303928
7
3
Título

PERCEPÇÃO PÚBLICA ACERCA DOS MEDICAMENTOS: VARIÁVEIS ENVOLVIDAS E SUAS IMPLICAÇÕES AO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores(as):
  • Vanessa Daiana Pedrancini

    Pedrancini, Vanessa Daiana

  • Washington Luiz Pacheco de Carvalho

    Carvalho, Washington Luiz Pacheco de

  • Eraldo Schunk Silva

    Silva, Eraldo Schunk

DOI
10.37885/210303928
Publicado em

02/05/2021

Páginas

208-220

Capítulo

14

Resumo

O presente estudo objetivou identificar quais variáveis interferem na percepção pública acerca da ciência e tecnologia (C&T) dos medicamentos e analisar suas implicações ao ensino de ciências. Para tanto, à amostra de 551 moradores do município de Maringá-PR foi aplicado um questionário e, em seguida, realizada a análise quali-quantitativa dos dados, considerando as variáveis: estrato, gênero, faixa etária, nível de escolaridade e classe de consumo, enfocando-se a análise das implicações desses resultados ao ensino de ciências. Pôde-se verificar que a percepção sobre a C&T dos medicamentos sofre maior influência da vivência dos indivíduos em conflitos e tentativas de solução dos problemas concretos relacionados ao tema, e pouco tem sido influenciada pelo nível de escolaridade dos indivíduos, mesmo após vários anos de estudo e transcorrendo diversos níveis de escolaridade. Esses resultados fortalecem a necessidade de se promover um ensino de ciências que proporcione a análise crítica das complexas e dinâmicas relações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) por meio de questões sociocientíficas, bem como de professores mediadores do processo de ensino-aprendizagem que valorizem os conhecimentos prévios dos alunos na organização do ensino, possibilitem a interação professor-aluno e aluno-aluno, utilizem metodologias e recursos diversificados e compatíveis com um ensino que priorize a produção de conhecimentos pelos estudantes e a formação cidadã.

Palavras-chave

Ensino CTSA, Questões Sociocientíficas, Educação Científica.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.