PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS SOBRE O DESIGN THINKING

Code: 221211236
6
0
Título

PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS SOBRE O DESIGN THINKING

Autores(as):
  • Letícia Alves Oliveira

    OLIVEIRA, L. A.

  • Luan Carlos Santos Silva

    SILVA, L. C. S.

DOI
10.37885/221211236
Publicado em

29/12/2022

Páginas

1082-1100

Capítulo

73

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH IX

Resumo

O presente estudo procurou analisar a percepção dos alunos da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), que cursaram a disciplina de Empreendedorismo e Inovação, sobre o método Design Thinking. A pesquisa possui caráter qualitativo e os dados foram coletados através de questionário aplicado aos alunos do curso de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia da Computação, Engenharia de Energia, Engenharia de Produção, Gestão Ambiental e Sistemas de Informação que cursaram a disciplina no período de 2017 a 2019. O referencial teórico versou o Design Thinking e Empreendedorismo e Inovação. Entre os resultados da pesquisa nota-se que alguns alunos já conheciam o Design Thinking antes de cursar a disciplina, devido a necessidade de utilizar um método ágil no gerenciamento de projetos, principalmente os alunos da área de tecnologia que utilizam métodos ágeis no desenvolvimento de softwares. A maioria dos alunos reconheceu a possibilidade de obtenção de ideias criativas e inovadoras através do método. Por meio da pesquisa, foi possível concluir que a disciplina de Empreendedorismo e Inovação auxilia na formação de um perfil empreendedor dos alunos, através da aprendizagem do Design Thinking e que os acadêmicos percebem os benefícios da aprendizagem do método para obter sucesso em suas carreiras profissionais, no gerenciamento de projetos e na estruturação de um negócio.

Palavras-chave

Empreendedorismo e Inovação, Gerenciamento ágil de projetos, Design Thinking.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.