PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES SOBRE QUEIJO ARTESANAL COMERCIALIZADO EM FEIRAS COLONIAIS CONSUMER PERCEPTION ON CRAFTSMEN COMMERCIALIZED IN COLONIAL FAIRS

Code: 220308192
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Título

PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES SOBRE QUEIJO ARTESANAL COMERCIALIZADO EM FEIRAS COLONIAIS CONSUMER PERCEPTION ON CRAFTSMEN COMMERCIALIZED IN COLONIAL FAIRS

Autores(as):
  • Valéria Pinheiro Braccini

    Braccini, V.P

  • Regis Trentin Piovesan

    Piovesan, R.T

  • Andréia Cristina Dörr Dörr

    Dörr, A.C

  • Janaina Balk Brandão

    Brandão, J.B.

  • Maximiliano Segundo Escalona Jiménez

    Jiménez, M.S.E

  • Neila Silvia Pereira Dos Santos Richards

    Richards, N.S.P

DOI
10.37885/220308192
Publicado em

01/05/2022

Páginas

392-407

Capítulo

35

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH III

Resumo

Objetivo: A comercialização de produtos coloniais por meio de feiras tem se tornado uma estratégia que aproxima produtores e consumidores em busca de produtos com características típicas de determinado local. Assim, esse estudo busca obter a percepção dos consumidores quanto às características do queijo colonial comercializado em feiras do município de Santa Maria/RS, esperando encontrar elementos importantes para a discussão da problemática da legislação de produtos coloniais. O objetivo principal consiste em caracterizar os consumidores de queijo colonial quanto à preferência pelo produto e o perfil socioeconômico dos consumidores em três feiras do município. Método: Para isso, em 2018 foram realizadas 30 entrevistas semiestruturadas divididas em três eixos, sendo informações gerais, informações sobre o consumo de queijo e informações sobre o grau de satisfação dos consumidores. Resultados: Constatou-se que os consumidores de queijo colonial carregam consigo questões de tradições, aspectos de sabor, nutrição e saúde na busca pelo produto; que os principais consumidores possuem renda familiar acima de seis salários-mínimos e que aspectos de temperatura e inspeção dos queijos comercializados têm as menores avaliações de satisfação dos clientes. Conclusão: Considera-se que há necessidade de discutir políticas de qualificação dos produtos que sejam adequadas à realidade dos produtores, garantindo a inocuidade dos alimentos e preservando as características singulares do mercado informal.

Palavras-chave

Feiras, Consumidores, Queijo Colonial

Autor(a) Correspondente
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