PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES SOBRE QUEIJO ARTESANAL COMERCIALIZADO EM FEIRAS COLONIAIS CONSUMER PERCEPTION ON CRAFTSMEN COMMERCIALIZED IN COLONIAL FAIRS
Valéria Pinheiro Braccini
Braccini, V.P
Regis Trentin Piovesan
Piovesan, R.T
Andréia Cristina Dörr Dörr
Dörr, A.C
Janaina Balk Brandão
Brandão, J.B.
Maximiliano Segundo Escalona Jiménez
Jiménez, M.S.E
Neila Silvia Pereira Dos Santos Richards
Richards, N.S.P
01/05/2022
392-407
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Objetivo: A comercialização de produtos coloniais por meio de feiras tem se tornado uma estratégia que aproxima produtores e consumidores em busca de produtos com características típicas de determinado local. Assim, esse estudo busca obter a percepção dos consumidores quanto às características do queijo colonial comercializado em feiras do município de Santa Maria/RS, esperando encontrar elementos importantes para a discussão da problemática da legislação de produtos coloniais. O objetivo principal consiste em caracterizar os consumidores de queijo colonial quanto à preferência pelo produto e o perfil socioeconômico dos consumidores em três feiras do município. Método: Para isso, em 2018 foram realizadas 30 entrevistas semiestruturadas divididas em três eixos, sendo informações gerais, informações sobre o consumo de queijo e informações sobre o grau de satisfação dos consumidores. Resultados: Constatou-se que os consumidores de queijo colonial carregam consigo questões de tradições, aspectos de sabor, nutrição e saúde na busca pelo produto; que os principais consumidores possuem renda familiar acima de seis salários-mínimos e que aspectos de temperatura e inspeção dos queijos comercializados têm as menores avaliações de satisfação dos clientes. Conclusão: Considera-se que há necessidade de discutir políticas de qualificação dos produtos que sejam adequadas à realidade dos produtores, garantindo a inocuidade dos alimentos e preservando as características singulares do mercado informal.
Feiras, Consumidores, Queijo Colonial
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