PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE UMA TURMA DO 8º ANO SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS

Code: 230312398
Downloads
3
Views
230
Compartilhe
Título

PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE UMA TURMA DO 8º ANO SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores:
  • Camila Tâmires Alves Oliveira

  • Ivinna Kariny Da Costa Vieira

  • Hermógenes Pereira Da Costa Segundo

  • João Paulo De Andrade Nunes

  • Francisco Lidiano Guimarães Oliveira

DOI
  • DOI
  • 10.37885/230312398
    Publicado em

    31/05/2023

    Páginas

    723-735

    Capítulo

    50

    Resumo

    O processo de ensinar é um desafio e para lograr êxito no processo de ensino-aprendizagem, é essencial que o docente utilize ferramentas que permitam a construção de um ensino onde os alunos sejam protagonistas do seu aprendizado. Assim, o objetivo deste estudo foi verificar a percepção dos estudantes de uma turma do ensino fundamental sobre as aulas de ciências. Para isso, questionários semiestruturados foram aplicados com 25 alunos de uma turma de 8° ano de uma escola pública municipal situada na cidade de Jaguaruana, estado do Ceará, Brasil, no segundo semestre do ano de 2022. Além disso, uma aula utilizando diferentes recursos didáticos também foi ministrada para verificar o comportamento dos estudantes diante do uso dos recursos. Os resultados apontaram que segundo a percepção dos estudantes: raramente ocorrem aulas práticas na disciplina de ciências; o recurso didático mais utilizado é o livro didático; modelos didáticos são utilizados nas aulas, mas com pouca frequência; os alunos demonstraram interesse por aulas que empreguem recursos didáticos diferentes do livro didático e ao realizar uma aula com diferentes recursos didáticos, os estudantes aprenderam de forma satisfatória o conteúdo de ciências ministrado através da combinação de diferentes recursos, como projetor, modelo didático, jogo didático, livro didático e atividade na lousa. Deste modo, conclui-se que para um processo de ensino-aprendizagem mais efetivo, visando que os alunos fixem o conhecimento adquirido, é necessário empregar diferentes recursos didáticos para estimular os estudantes na aquisição de conhecimentos na área de ciências.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Aulas práticas, Modelos didáticos, Recursos didáticos.

    Publicado no livro

    OPEN SCIENCE RESEARCH XI

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.