PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE UMA TURMA DO 8º ANO SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS

Code: 230312398
3
0
Título

PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE UMA TURMA DO 8º ANO SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores(as):
  • Camila Tâmires Alves Oliveira

    Alves Oliveira, Camila Tâmires

  • Ivinna Kariny Da Costa Vieira

    Vieira, Ivinna Kariny da Costa

  • Hermógenes Pereira Da Costa Segundo

    Segundo, Hermógenes Pereira da Costa

  • João Paulo De Andrade Nunes

    Nunes, João Paulo de Andrade

  • Francisco Lidiano Guimarães Oliveira

    Oliveira, Francisco Lidiano Guimarães

DOI
10.37885/230312398
Publicado em

31/05/2023

Páginas

723-735

Capítulo

50

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH XI

Resumo

O processo de ensinar é um desafio e para lograr êxito no processo de ensino-aprendizagem, é essencial que o docente utilize ferramentas que permitam a construção de um ensino onde os alunos sejam protagonistas do seu aprendizado. Assim, o objetivo deste estudo foi verificar a percepção dos estudantes de uma turma do ensino fundamental sobre as aulas de ciências. Para isso, questionários semiestruturados foram aplicados com 25 alunos de uma turma de 8° ano de uma escola pública municipal situada na cidade de Jaguaruana, estado do Ceará, Brasil, no segundo semestre do ano de 2022. Além disso, uma aula utilizando diferentes recursos didáticos também foi ministrada para verificar o comportamento dos estudantes diante do uso dos recursos. Os resultados apontaram que segundo a percepção dos estudantes: raramente ocorrem aulas práticas na disciplina de ciências; o recurso didático mais utilizado é o livro didático; modelos didáticos são utilizados nas aulas, mas com pouca frequência; os alunos demonstraram interesse por aulas que empreguem recursos didáticos diferentes do livro didático e ao realizar uma aula com diferentes recursos didáticos, os estudantes aprenderam de forma satisfatória o conteúdo de ciências ministrado através da combinação de diferentes recursos, como projetor, modelo didático, jogo didático, livro didático e atividade na lousa. Deste modo, conclui-se que para um processo de ensino-aprendizagem mais efetivo, visando que os alunos fixem o conhecimento adquirido, é necessário empregar diferentes recursos didáticos para estimular os estudantes na aquisição de conhecimentos na área de ciências.

Palavras-chave

Aulas práticas, Modelos didáticos, Recursos didáticos.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.