PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA EJA DO COLÉGIO ANIBAL CESAR SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO

Code: 200901201
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Título

PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA EJA DO COLÉGIO ANIBAL CESAR SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO

Autor(a):
  • Nara Cavalcante Serpa

    SERPA, Nara Cavalcante

DOI
10.37885/200901201
Publicado em

18/11/2020

Páginas

782-799

Capítulo

58

Resumo

Este artigo buscou investigar a percepção dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) do Colégio Aníbal Cesar de Itajaí-SC, sobre as transformações no mundo do trabalho. Diante da demanda da reestruturação produtiva, a evasão escolar começa a ficar mais evidente, mais cedo, os jovens começam a exercer as atividades laborais para auxiliarem suas famílias na renda familiar. Assim, definiu-se como objetivo de estudo “Analisar a percepção de sujeitos da EJA diante das transformações no mundo do trabalho”. Utilizou-se, a metodologia de abordagem qualitativa, sendo que, para o aprimoramento de ideias e para obterem-se informações sobre a percepção dos alunos entrevistados, fez-se uso da pesquisa exploratória e descritiva. Igualmente a pesquisa bibliográfica ocorreu, visto que através desta, adquire-se maior compreensão do tema e auxílio na interpretação dos resultados. Na pesquisa de campo, teve-se entrevista semiestruturada com 20 alunos do curso da EJA, de ambos os sexos, na faixa etária de 17 a 50 anos da referida instituição. Para estes é perceptível que a reestruturação do trabalho passou a exigir do trabalhador maiores qualificações profissionais, especializações nos cargos requalificados da estrutura ocupacional, o que acaba segregando a força de trabalho com base na educação, a qual, nem todos têm acesso.

Palavras-chave

Reestruturação do Trabalho. Educação. Psicologia. EJA.

Autor(a) Correspondente
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