PERCEPÇÃO DE RESIDENTES MULTIPROFISSIONAIS EM SAÚDE ACERCA DE PRÁTICAS INTEGRADAS DE ATENÇÃO PRIMÁRIA AO PACIENTE INFANTIL
Fabiana Bucholdz Teixeira Alves
Alves, Fabiana Bucholdz Teixeira
Luiz Ricardo Marafigo Zander
Zander, Luiz Ricardo Marafigo
Angélica Resnizek Diniz
Diniz, Angélica Resnizek
Caroline Emerick Moreira
Moreira, Caroline Emerick
Geisamara Janaina Carneiro
Carneiro, Geisamara Janaina
Hellem Souza da Silva Costa
Costa, Hellem Souza da Silva
Maryana Brunikoski
Brunikoski, Maryana
Thamires Aparecida Dzirba
Dzirba, Thamires Aparecida
Cristina Berger Fadel
Fadel, Cristina Berger
Gisele Fernandes Dias
Dias, Gisele Fernandes
31/07/2021
177-186
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Frente à relevância de estudos que abordem o universo do crescimento e desenvolvimento da criança sob a ótica interdisciplinar, desenvolveu-se o presente capítulo. O objetivo é relatar percepções de diferentes categorias profissionais que integram um Programa de Residência Multiprofissional em Neonatologia, vivenciadas durante o acompanhamento da primeiríssima infância. Utilizou-se a metodologia do Estudo do Meio, com apreensão de depoimentos de residentes multiprofissionais das áreas de enfermagem, farmácia, análises clínicas, odontologia, serviço social e fisioterapia, e de revisão nas principais bases de dados virtuais em saúde no período de 2009 a 2019. O objeto de estudo foi o desempenho de um projeto de extensão intitulado Saúde Bucal Materno Infantil, no cenário de acompanhamento de três e seis meses dos bebês que nasceram no Hospital Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Os dados resultantes foram sistematizados e embasaram o desenvolvimento de um instrumento multiprofissional norteador da atenção à saúde infantil em seus primeiros meses de desenvolvimento. Conclui-se que a atividade oportunizou a integração do conhecimento, do aprendizado e da relação de prática clínica colaborativa entre os residentes e permitiu a melhoria da organização e qualidade da assistência à saúde infantil no referido hospital.
Desenvolvimento Infantil, Equipe Interdisciplinar de Saúde; Assistência Integral à Saúde da Criança; Práticas Interdisciplinares.
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