PERCEPÇÃO DE RESIDENTES MULTIPROFISSIONAIS EM SAÚDE ACERCA DE PRÁTICAS INTEGRADAS DE ATENÇÃO PRIMÁRIA AO PACIENTE INFANTIL

Code: 210504574
10
5
Título

PERCEPÇÃO DE RESIDENTES MULTIPROFISSIONAIS EM SAÚDE ACERCA DE PRÁTICAS INTEGRADAS DE ATENÇÃO PRIMÁRIA AO PACIENTE INFANTIL

Autores(as):
  • Fabiana Bucholdz Teixeira Alves

    Alves, Fabiana Bucholdz Teixeira

  • Luiz Ricardo Marafigo Zander

    Zander, Luiz Ricardo Marafigo

  • Angélica Resnizek Diniz

    Diniz, Angélica Resnizek

  • Caroline Emerick Moreira

    Moreira, Caroline Emerick

  • Geisamara Janaina Carneiro

    Carneiro, Geisamara Janaina

  • Hellem Souza da Silva Costa

    Costa, Hellem Souza da Silva

  • Maryana Brunikoski

    Brunikoski, Maryana

  • Thamires Aparecida Dzirba

    Dzirba, Thamires Aparecida

  • Cristina Berger Fadel

    Fadel, Cristina Berger

  • Gisele Fernandes Dias

    Dias, Gisele Fernandes

DOI
10.37885/210504574
Publicado em

31/07/2021

Páginas

177-186

Capítulo

14

Resumo

Frente à relevância de estudos que abordem o universo do crescimento e desenvolvimento da criança sob a ótica interdisciplinar, desenvolveu-se o presente capítulo. O objetivo é relatar percepções de diferentes categorias profissionais que integram um Programa de Residência Multiprofissional em Neonatologia, vivenciadas durante o acompanhamento da primeiríssima infância. Utilizou-se a metodologia do Estudo do Meio, com apreensão de depoimentos de residentes multiprofissionais das áreas de enfermagem, farmácia, análises clínicas, odontologia, serviço social e fisioterapia, e de revisão nas principais bases de dados virtuais em saúde no período de 2009 a 2019. O objeto de estudo foi o desempenho de um projeto de extensão intitulado Saúde Bucal Materno Infantil, no cenário de acompanhamento de três e seis meses dos bebês que nasceram no Hospital Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Os dados resultantes foram sistematizados e embasaram o desenvolvimento de um instrumento multiprofissional norteador da atenção à saúde infantil em seus primeiros meses de desenvolvimento. Conclui-se que a atividade oportunizou a integração do conhecimento, do aprendizado e da relação de prática clínica colaborativa entre os residentes e permitiu a melhoria da organização e qualidade da assistência à saúde infantil no referido hospital.

Palavras-chave

Desenvolvimento Infantil, Equipe Interdisciplinar de Saúde; Assistência Integral à Saúde da Criança; Práticas Interdisciplinares.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.