PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE PROMOVEM A CRIATIVIDADE NA ESCRITA

Code: 200400169
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Título

PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE PROMOVEM A CRIATIVIDADE NA ESCRITA

Autores(as):
  • Gláucia Madureira Lage E Moraes

    Moraes, G.

  • Eunice Maria Lima Soriano De Alencar

    Alencar, E.M.L.S.

DOI
10.37885/200400169
Publicado em

15/06/2020

Páginas

210-220

Capítulo

27

Resumo

O objetivo principal do capítulo é apresentar uma pesquisa que investigou a percepção de professores de Língua Portuguesa sobre distintos aspectos relativos a práticas pedagógicas que promovem a criatividade na escrita. Foram entrevistados 12 docentes do segundo ciclo do ensino fundamental. Os resultados revelaram ser a elaboração de textos pouco trabalhada pelos professores, tendo sido dadas como justificativas a falta de tempo gerada pelo número elevado de alunos e carga horária extensa. Um percentual expressivo de docentes considerou pouco criativas as produções textuais discentes, embora a quase totalidade tenha se avaliado como profissionais inventivos e apontado diversas estratégias para facilitar a escrita de textos criativos em sala de aula. Indicaram como fatores limitadores à expressão da criatividade nas produções textuais, elementos relacionados aos estudantes, professores e escola. Os resultados trazem implicações para a formação de professores de Língua Portuguesa no que diz respeito à criatividade na redação de textos em sala de aula.

Palavras-chave

criatividade, docentes, escrita, criativa, produção, textual, ensino, fundamental

Autor(a) Correspondente
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