PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE O USO DE UM ESPAÇO NÃO FORMAL PARA O ENSINO DO SOM
Nathalia Reis Litaiff
Litaiff, Nathalia Reis
Rebeca Brandão Nascimento
Nascimento, Rebeca Brandão
Josiana Ferreira Belém
Belém, Josiana Ferreira
Maria Fernanda da Silva Gomes
Gomes, Maria Fernanda da Silva
Antônia Jaqueline Vitor de Paiva
Paiva, Antônia Jaqueline Vitor de
Elisabet Alfonso Peixoto
Peixoto, Elisabet Alfonso
Jackson Pantoja-Lima
Pantoja-Lima, Jackson
Paulo Henrique Rocha Aride
Aride, Paulo Henrique Rocha
Adriano Teixeira de Oliveira
Oliveira, Adriano Teixeira de
01/02/2022
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Os espaços não formais ampliam as possibilidades de ensino, podendo oferecer recursos didáticos valiosos para o processo de ensinar e aprender que muitas vezes a escola não dispõe. Esta pesquisa tem por objetivo investigar a percepção de estudantes do ensino médio de uma escola pública da cidade de Manaus-AM, quanto à utilização de um espaço não formal de ensino. O campo da investigação ocorreu a partir de uma visita à Mostra Prismas do Som, na sala de Ciências do Serviço Social do Comércio (SESC) – AM, onde foram abordados conceitos físicos e biológicos a respeito do Som. O instrumento de coleta de dados foi o questionário, sendo aplicado antes da visita, objetivando coletar informações sobre as expectativas dos estudantes e outro após a visita para investigar se a visita cumpriu os objetivos esperados. Na análise dos resultados constatamos que a maioria do público da pesquisa tem 18 anos. Ao serem questionados sobre se teriam realizado algum tipo de visitação em localidades que pudessem contribuir para o melhoramento das aulas de Biologia e Física, 82% do grupo pesquisado respondeu não. Outro questionamento direcionado aos estudantes foi referente a percepção dos mesmos sobre a importância de visitação em museus, centro de ciências, planetários, feiras de ciências, áreas de preservação ecológica, dentre outros. Os resultados desses questionamentos demonstram que 98% consideram importante, porém 39% não conheciam o espaço visitado. Foram unânimes em afirmar que aprenderam muito com o itinerário percorrido na Mostra. Observamos que os alunos consideram relevante realizar visitas aos espaços de ensino não formal, sobretudo reclamam e criticam a forma com que a escola trata esse tema, fato que nos leva recomendar a inclusão nos planejamentos de ensino das escolas como importantes aliados no processo de ensino-aprendizagem.
Interdisciplinaridade, Lúdico, Ensino, Escola, Mostra de ciência.
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