PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE O USO DE UM ESPAÇO NÃO FORMAL PARA O ENSINO DO SOM

Code: 211206879
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Título

PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE O USO DE UM ESPAÇO NÃO FORMAL PARA O ENSINO DO SOM

Autores(as):
  • Nathalia Reis Litaiff

    Litaiff, Nathalia Reis

  • Rebeca Brandão Nascimento

    Nascimento, Rebeca Brandão

  • Josiana Ferreira Belém

    Belém, Josiana Ferreira

  • Maria Fernanda da Silva Gomes

    Gomes, Maria Fernanda da Silva

  • Antônia Jaqueline Vitor de Paiva

    Paiva, Antônia Jaqueline Vitor de

  • Elisabet Alfonso Peixoto

    Peixoto, Elisabet Alfonso

  • Jackson Pantoja-Lima

    Pantoja-Lima, Jackson

  • Paulo Henrique Rocha Aride

    Aride, Paulo Henrique Rocha

  • Adriano Teixeira de Oliveira

    Oliveira, Adriano Teixeira de

DOI
10.37885/211206879
Publicado em

01/02/2022

Páginas

31-57

Capítulo

2

Resumo

Os espaços não formais ampliam as possibilidades de ensino, podendo oferecer recursos didáticos valiosos para o processo de ensinar e aprender que muitas vezes a escola não dispõe. Esta pesquisa tem por objetivo investigar a percepção de estudantes do ensino médio de uma escola pública da cidade de Manaus-AM, quanto à utilização de um espaço não formal de ensino. O campo da investigação ocorreu a partir de uma visita à Mostra Prismas do Som, na sala de Ciências do Serviço Social do Comércio (SESC) – AM, onde foram abordados conceitos físicos e biológicos a respeito do Som. O instrumento de coleta de dados foi o questionário, sendo aplicado antes da visita, objetivando coletar informações sobre as expectativas dos estudantes e outro após a visita para investigar se a visita cumpriu os objetivos esperados. Na análise dos resultados constatamos que a maioria do público da pesquisa tem 18 anos. Ao serem questionados sobre se teriam realizado algum tipo de visitação em localidades que pudessem contribuir para o melhoramento das aulas de Biologia e Física, 82% do grupo pesquisado respondeu não. Outro questionamento direcionado aos estudantes foi referente a percepção dos mesmos sobre a importância de visitação em museus, centro de ciências, planetários, feiras de ciências, áreas de preservação ecológica, dentre outros. Os resultados desses questionamentos demonstram que 98% consideram importante, porém 39% não conheciam o espaço visitado. Foram unânimes em afirmar que aprenderam muito com o itinerário percorrido na Mostra. Observamos que os alunos consideram relevante realizar visitas aos espaços de ensino não formal, sobretudo reclamam e criticam a forma com que a escola trata esse tema, fato que nos leva recomendar a inclusão nos planejamentos de ensino das escolas como importantes aliados no processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave

Interdisciplinaridade, Lúdico, Ensino, Escola, Mostra de ciência.

Autor(a) Correspondente
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