PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE O USO DE UM ESPAÇO NÃO FORMAL PARA O ENSINO DO SOM

Code: 211206879
Downloads
12
Views
23
Compartilhe
Título

PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE O USO DE UM ESPAÇO NÃO FORMAL PARA O ENSINO DO SOM

Autores(as):
  • Nathalia Reis Litaiff

  • Rebeca Brandão Nascimento

  • Josiana Ferreira Belém

  • Maria Fernanda da Silva Gomes

  • Antônia Jaqueline Vitor de Paiva

  • Elisabet Alfonso Peixoto

  • Jackson Pantoja-Lima

  • Paulo Henrique Rocha Aride

  • Adriano Teixeira de Oliveira

DOI
  • DOI
  • 10.37885/211206879
    Publicado em

    31/01/2022

    Páginas

    31-57

    Capítulo

    2

    Resumo

    Os espaços não formais ampliam as possibilidades de ensino, podendo oferecer recursos didáticos valiosos para o processo de ensinar e aprender que muitas vezes a escola não dispõe. Esta pesquisa tem por objetivo investigar a percepção de estudantes do ensino médio de uma escola pública da cidade de Manaus-AM, quanto à utilização de um espaço não formal de ensino. O campo da investigação ocorreu a partir de uma visita à Mostra Prismas do Som, na sala de Ciências do Serviço Social do Comércio (SESC) – AM, onde foram abordados conceitos físicos e biológicos a respeito do Som. O instrumento de coleta de dados foi o questionário, sendo aplicado antes da visita, objetivando coletar informações sobre as expectativas dos estudantes e outro após a visita para investigar se a visita cumpriu os objetivos esperados. Na análise dos resultados constatamos que a maioria do público da pesquisa tem 18 anos. Ao serem questionados sobre se teriam realizado algum tipo de visitação em localidades que pudessem contribuir para o melhoramento das aulas de Biologia e Física, 82% do grupo pesquisado respondeu não. Outro questionamento direcionado aos estudantes foi referente a percepção dos mesmos sobre a importância de visitação em museus, centro de ciências, planetários, feiras de ciências, áreas de preservação ecológica, dentre outros. Os resultados desses questionamentos demonstram que 98% consideram importante, porém 39% não conheciam o espaço visitado. Foram unânimes em afirmar que aprenderam muito com o itinerário percorrido na Mostra. Observamos que os alunos consideram relevante realizar visitas aos espaços de ensino não formal, sobretudo reclamam e criticam a forma com que a escola trata esse tema, fato que nos leva recomendar a inclusão nos planejamentos de ensino das escolas como importantes aliados no processo de ensino-aprendizagem.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Interdisciplinaridade, Lúdico, Ensino, Escola, Mostra de ciência.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    Este site utiliza cookies. Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Ao continuar você concorda com a nossa política de utilização de cookies.

    Continuar