PERCEPÇÃO DE COMPETÊNCIA DE JOVENS APÓS PROGRAMA DE INTERVENÇÃO NO HANDEBOL
Tatiane Mazzardo
Mazzardo, Tatiane
Gabriella Nelii Monteiro
Monteiro, Gabriella Nelii
Layla Maria Campos Aburachid
Aburachid, Layla Maria Campos
14/01/2021
390-403
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Objetivo: Analisar o nível de percepção de competência, e a relação dessa com as variáveis motoras, de alunos iniciantes na modalidade handebol, após a aplicação de dois programas de ensino, via TGfU e TGfU agregado a conteúdos da coordenação motora específica (TGfU+CM). Métodos: O estudo caracterizou-se como descritivo, quase-experimental de amostra não probabilística por conveniência, e compôs-se por 43 jovens, de ambos os sexos, com idade entre 14 e 15 anos (14,3±0,46), divididos em dois grupos (G1 – TGfU e G2 – TGfU+CM), os quais receberam unidades didáticas de 20 sessões de aula. Para mensurar as variáveis elegeu-se a SPPC e o KTK. A estatística inferencial utilizou mediana e intervalos interquartílicos, devido à não distribuição normal dos dados. Para comparação dos dados intra e entre grupos, utilizou-se o teste de Wilcoxon e “U” de Mann Whitney, com significância de 95%. Resultados: Na comparação intragrupos, considerando o efeito tempo, encontrou-se diferenças significativas no G2 para a subescala de competência comportamental (p=0,050). Ao considerar o sexo não se encontrou valor significativo em ambos os grupos. Considerando a análise entre grupos, não se observou diferenças significativas para as variáveis analisadas. Conclusão: Conclui-se que a percepção de competência dos jovens de ambos os sexos foi semelhante em todos os domínios e os jovens do G2, obtiveram melhora na competência comportamental. Estes resultados podem justificar-se pela baixa experiência motora, relativa ao handebol relatada pelos alunos, que é um dos fatores que influencia o desenvolvimento da percepção de competência.
Percepção; Intervenção; TGfU.
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