PENSANDO A EDUCAÇÃO ÉTNICO RACIAL JACUIPENSE: REFLEXÕES DOCENTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Code: 220709402
3
3
Título

PENSANDO A EDUCAÇÃO ÉTNICO RACIAL JACUIPENSE: REFLEXÕES DOCENTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autor(a):
  • Ana Lise Costa De Oliveira Santos

    Santos, Ana Lise Costa De Oliveira

DOI
10.37885/220709402
Publicado em

01/08/2022

Páginas

103-113

Capítulo

10

Resumo

Objetivo: Promover uma educação étnico-racial centrada nas africanidades com ênfase na pedagogia griô. Métodos: De uma pesquisa-ação, mediatizada pelo projeto vivencial centrado no tema em questão, nasceu este estudo. Resultados: Os resultados evidenciaram que as práticas pedagógicas com ênfase na afrodescendência realizadas na escola, caminham para a renovação processual e de superação tanto do ponto de vista da definição de conceitos, quanto das atitudes e práticas. Os docentes sensibilizados com a temática consideram relevante aprofundar tais estudos na sua formação, para combaterem as práticas de racismo e intolerância dentro da escola. Conclusão: A discussão praxiológica em torno da educação étnico-racial colaborou para o encorajamento e ressignificação das práticas educativas docentes para a diversidade, respeitando a nossa cultura negra e sertaneja.

Palavras-chave

Educação étnico-racial, Ensino Fundamental nos Anos Iniciais, Formação docente.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.