PEDAGOGIA INDÍGENA DECOLONIAL E INTERCULTURALIDADE

Code: 211006332
23
6
Título

PEDAGOGIA INDÍGENA DECOLONIAL E INTERCULTURALIDADE

Autores(as):
  • Bruno Andrade da Gama

    Gama, Bruno Andrade da

  • Mábia Aline Freitas Sales

    Sales, Mábia Aline Freitas

DOI
10.37885/211006332
Publicado em

31/10/2021

Páginas

29-39

Capítulo

2

Resumo

Este texto é resultado da relatoria da Conferência Pedagogia Indígena decolonial e Interculturalidade, ministrada no encerramento do I Simpósio da RENNEABI: Povos Indígenas e Questões Étnicos Raciais ocorrido no período de 22 a 23 de abril de 2021. O objetivo da conferência era fazer uma relação entre pedagogia indígena e os conceitos de decolonialismo e interculturalidade. A apresentação realizada pelo professor da Universidade Federal do Amazonas, Gersem Baniwa, permitiu uma reflexão para além dos conceitos propostos, levando o público do evento a uma reflexão acerca dos princípios que compõem as pedagogias indígenas, seus significados e sentidos para os povos indígenas. Esta perspectiva permite uma reflexão acerca das teorias decoloniais e o reconhecimento das pedagogias indígenas enquanto autônomas, pré-coloniais e não coloniais, o que pressupõe que elas existiram e continuam a existir na colonialidade e na pós colonialidade. Portanto, no cenário contemporâneo em que a educação enfrentas tensões e desafios, os processos educativos indígenas precisam ser visitados pela ciência acadêmica e pela humanidade, em geral.

Palavras-chave

Povos indígenas, Educação escolar indígena, Educação para as relações étnico-raciais (ERER), Decolonialismo, Decolonialidade.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.