PATENTES COMO FONTE DE INFORMAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DOS INSTITUTOS FEDERAIS

Code: 221211148
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Título

PATENTES COMO FONTE DE INFORMAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DOS INSTITUTOS FEDERAIS

Autores(as):
  • Patrícia Silva Ferreira

    Ferreira, Patrícia S.

  • Victor Quintanilha Ferreira

    Ferreira, Victor Q.

  • Cecília Hasner

    Hasner, Cecília

DOI
10.37885/221211148
Publicado em

29/12/2022

Páginas

1229-1242

Capítulo

92

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH VIII

Resumo

Os Institutos Federais (IF) são instituições de educação profissional, científica e tecnológica onde se desenvolvem competências no estudante para a “aplicabilidade dos conhecimentos científicos”. Desta forma a utilização de documentos de patentes pode ser uma ferramenta muito útil ao professor que precisa discutir tecnologia em sala de aula, e a sua aplicabilidade e desdobramentos. E assim o presente trabalho teve como objetivo apresentar o que são os ativos de Propriedade Industrial, em particular as patentes, e uso destas como fonte de informação tecnológica na formação profissional. Com os estudos realizados vimos que a patente descreve detalhadamente a tecnologia e a sua aplicabilidade em dado setor industrial, sendo um tipo de documento mais abrangente que outras fontes de informação, pois retrata o estado da técnica da tecnologia apresentada. As patentes geralmente estão disponíveis antes que as tecnologias e mesmo os produtos estejam disponíveis no mercado, e podem apresentar tanto a descrição de algo novo como um melhoramento incremental de algo já existente. São documentos com características uniformes quanto ao arranjo de dados, facilitando assim maior acesso e uso das informações. Podem ser usadas na elaboração de diversos tipos de estudos e análises (perfil e históricos das tecnologias, de relevância técnica, tipos de mercados e países, empresas, universidades, inventores, tendências tecnológicas etc.). E assim esperamos que os professores se sintam estimulados ao uso de patentes como fonte de informação estratégica para formação profissional e tecnológica como uma ferramenta complementar ao livro didático e aos artigos científicos.

Palavras-chave

Patentes, Institutos Federais, Ensino Profissionalizante, Informação tecnológica.

Autor(a) Correspondente
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