PARQUE MUNICIPAL DOS BILHARES: UMA SALA DE AULA PARA PRÁTICA DO ENSINO TRANSVERSAL

Code: 211206888
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Título

PARQUE MUNICIPAL DOS BILHARES: UMA SALA DE AULA PARA PRÁTICA DO ENSINO TRANSVERSAL

Autores(as):
  • Alessandra De Araújo Rodrigues

    Rodrigues, Alessandra de Araújo

  • Tales Alves Júnior

    Alves Júnior, Tales

  • Leonardo da Silva Conceição

    Conceição, Leonardo da Silva

  • Adriele de Sousa Gonçalves

    Gonçalves, Adriele de Sousa

  • Priscila de Souza Rosa Barroncas

    Barroncas, Priscila de Souza Rosa

  • Lucilene da Silva Paes

    Paes, Lucilene da Silva

  • Adriano Teixeira Oliveira

    Oliveira, Adriano Teixeira

DOI
10.37885/211206888
Publicado em

01/02/2022

Páginas

161-174

Capítulo

10

Resumo

A prática de ensino-aprendizagem sobre Ecologia e Educação Ambiental em espaço não-formal, que foi realizada em um parque municipal em Manaus realizada com 45 discentes do 3° ano do ensino médio, em parceria entre o Programa de Educação Tutorial - PET, Programa de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, Secretaria de Estado de Educação do Amazonas - SEDUC e o Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Amazonas – IFAM. Uma das propostas durante o programa na escola foi de como fazer uso da disponibilidade de espaços públicos presentes no contexto do aluno para o ensino de ecologia atrelado a práticas de educação ambiental? Portanto, este estudo tem como objetivo desenvolver uma prática para associação do ensino de ecologia e educação ambiental de forma transversal, fazendo-se uso de espaços não-formais da cidade de Manaus. Desta forma a metodologia utilizada foi de natureza qualitativa sendo desenvolvida de forma investigativa exploratória em três etapas; Instigando e investigando, diálogos e organização, aula prática no espaço não formal. Os resultados promoveram grande envolvimento quanto às questões ecológicas do parque situado na zona urbana e evidenciaram as diferenças nos ambientes pela ação antrópica.

Palavras-chave

Meio ambiente, Espaços não-formais, Práticas de ensino, Aprendizagem significativa.

Autor(a) Correspondente
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