PARCERIAS DOCENTE-BIBLIOTECÁRIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO ALUNA DE DISCIPLINA EM ESCRITA CIENTÍFICA INCORPORANDO COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO

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Título

PARCERIAS DOCENTE-BIBLIOTECÁRIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO ALUNA DE DISCIPLINA EM ESCRITA CIENTÍFICA INCORPORANDO COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO

Autor(a):
  • Beatriz Vincent

DOI
  • DOI
  • 10.37885/230713797
    Publicado em

    30/08/2023

    Páginas

    185-200

    Capítulo

    16

    Resumo

    Competência em Informação (CI) consiste de um conjunto de conhecimentos e habilidades imprescindíveis numa realidade de inundação informacional. As pessoas competentes em informação sabem como aprender porque sabem como o conhecimento é organizado, como encontrar a informação e como usá-la de modo que outras pessoas aprendam a partir dela. Relato minha experiência como aluna da disciplina Escrita Científica da Universidade de Indiana, EUA, contrastando-a com outras propostas semelhantes; aquela do grupo brasileiro destacou-se, particularmente, pelo emprego de autores de perfis distintos e que usaram desenhos variados em estudos prévios em CI. Defendo parcerias docente-bibliotecário, não somente por conta das evidências empíricas, mas porque essa foi a nossa experiência particular. Recomendo a liderança da Fiocruz na coordenação de estratégias de disseminação da CI no Brasil, tendo em vista características como, por exemplo, redes de pesquisa, experiência e penetração num país de dimensões continentais.

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    Palavras-chave

    Competência em informação, Saúde pública, Pesquisa, Ensino, Redação.

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