PARCERIAS DOCENTE-BIBLIOTECÁRIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO ALUNA DE DISCIPLINA EM ESCRITA CIENTÍFICA INCORPORANDO COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO
PARCERIAS DOCENTE-BIBLIOTECÁRIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO ALUNA DE DISCIPLINA EM ESCRITA CIENTÍFICA INCORPORANDO COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO
Beatriz Vincent
30/08/2023
185-200
16
Competência em Informação (CI) consiste de um conjunto de conhecimentos e habilidades imprescindíveis numa realidade de inundação informacional. As pessoas competentes em informação sabem como aprender porque sabem como o conhecimento é organizado, como encontrar a informação e como usá-la de modo que outras pessoas aprendam a partir dela. Relato minha experiência como aluna da disciplina Escrita Científica da Universidade de Indiana, EUA, contrastando-a com outras propostas semelhantes; aquela do grupo brasileiro destacou-se, particularmente, pelo emprego de autores de perfis distintos e que usaram desenhos variados em estudos prévios em CI. Defendo parcerias docente-bibliotecário, não somente por conta das evidências empíricas, mas porque essa foi a nossa experiência particular. Recomendo a liderança da Fiocruz na coordenação de estratégias de disseminação da CI no Brasil, tendo em vista características como, por exemplo, redes de pesquisa, experiência e penetração num país de dimensões continentais.
Ler mais...Competência em informação, Saúde pública, Pesquisa, Ensino, Redação.
ESTUDOS E ESCRITA CIENTÍFICA MULTIDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS DA SAÚDE
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.