PAPEL DO BIOMÉDICO NA CITOLOGIA ONCÓTICA E HISTOTECNOLOGIACLÍNICA
PAPEL DO BIOMÉDICO NA CITOLOGIA ONCÓTICA E HISTOTECNOLOGIACLÍNICA
Alessandra Maria Filipin Zanetti
Diuli Portolan dos Santos
Gabrielli Miranda Paz
Bruna Comparsi
Anagilda Bacarin Gobo
28/04/2021
411-417
35
A Biomedicina é a arte de ensinar, diagnosticar e valorizar a vida. É o estudo que leva ao diagnóstico e possibilita o tratamento de mais diversas patologias, doenças que desafiam tanto a vida dos pacientes quanto a dos profissionais da saúde. É a ciência que contribui para o absoluto controle de fatores que interferem no ecossistema, descobrindo causas, prevenção e realizando diagnósticos (BARBALHO,2009).A profissão do Biomédico é regulamentada pela Lei Federal n 6.684, de 3 de setembro, lei que criou o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) e os Conselhos Regionais de Biomedicina (CRBMs). O biomédico foi oficialmente reconhecido como profissional da área da saúde conforme Resolução nº 287, de 8/10/98, do Conselho Nacional de Saúde. Com o passar dos anos, o curso de biomedicina tornou-se mais amplo e atualmente possui 35 áreas de habilitações, possibilitando ao biomédico atuar em vários campos da saúde, entre eles a Citologia Oncótica e Histotecnologia (BARBALHO, 2009).Sendo assim, o objetivo do presente trabalho é apresentar a atuação do biomédico na Citologia Oncótica e Histotecnologia, evidenciando e demarcando as principais competências do profissional.
Ler mais...Competência do profissional Biomédico, exame de Papanicolau, coloração de lâminas, processamento de amostras.
SAÚDE COLETIVA: AVANÇOS E DESAFIOS PARA A INTEGRALIDADE DO CUIDADO
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.