PAPEL DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA RAPARIGA: CASO DA ESCOLA PRIMÁRIA COMPLETA DE MUTHITA

Code: 230412755
10
0
Título

PAPEL DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA RAPARIGA: CASO DA ESCOLA PRIMÁRIA COMPLETA DE MUTHITA

Autores(as):
  • Margarida Amade

    Amade, Margarida

  • Gaspar Lourenço Tocoloa

    Tocoloa, Gaspar Lourenço

  • Alexandre Edgar Lourenço Tocoloa

    Tocoloa, Alexandre Edgar Lourenço

DOI
10.37885/230412755
Publicado em

30/06/2023

Páginas

121-137

Capítulo

7

Resumo

O trabalho tem como tema Papel da família no processo de ensino e aprendizagem da rapariga: caso da Escola Primária Completa de Muthita. O objectivo do trabalho foi compreender o Papel da família no processo de ensino e aprendizagem da rapariga. O estudo realizou-se na Escola Primária Completa de Muthita localizada na cidade de Nampula. O referencial teórico desta pesquisa enquadrou as áreas de família, ensino, aprendizagem, escola e escola-comunidade. Em termos de procedimentos metodológicos o estudo apoiou-se no paradigma interpretativo; na abordagem qualitativa; e estudo de caso. Em relação as técnicas de colecta de dados empregaram-se as seguintes: entrevista semi-estruturada cujo teve 12 participantes, e a análise documental feita a relatórios e mapas de aproveitamento de raparigas. Os dados foram analisados mediante a técnica de análise de conteúdo. Os resultados fazem perceber que as famílias têm um papel importante ao coordenarem com a escola nas contribuições em ideias e valores monetários; ao influenciarem na formação dos seus filhos, através da avaliação do decurso das aulas; o processo de ensino e aprendizagem é caracterizado pela leccionação de aulas através de leitura e escrita, resolução de exercícios e marcação de TPC’s para que os alunos possam resolver em casa, mediante o acompanhamento dos pais e/ou encarregados de educação; a relação entre a família e a escola no processo de ensino e aprendizagem no âmbito da realização das suas actividades é razoável, a escola junto a comunidade partilham ideias sobre o bom funcionamento da escola para a educação dos seus filhos.

Palavras-chave

Família, escola, Ensino e aprendizagem.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.