PANORAMA SOBRE OS ESTUDOS DAS SAMAMBAIAS ARBORESCENTES MAIS ABUNDANTES DA FLORESTA NACIONAL DE IRATI - PR

Code: 240115515
1
0
Título

PANORAMA SOBRE OS ESTUDOS DAS SAMAMBAIAS ARBORESCENTES MAIS ABUNDANTES DA FLORESTA NACIONAL DE IRATI - PR

Autores(as):
  • Jocasta Lerner

    Lerner, Jocasta; Lerner, J.

  • Jéssica Kulis.

    KULIS, J. F. ; Kulis, Jéssica Furtaurtak

  • Matheus Nascimento

    Nascimento, M. G. ; Nascimento, Matheus Gonçalves

  • Jonathan Santos

    Santos, J. M.; Santos, Jonathan Matheus

  • Cristiane Valus

    Valus, C. ; Valus, Cristiane

  • Tarik Cuchi

    Cuchi, T. ; Cuchi, Tarik

DOI
10.37885/240115515
Publicado em

30/03/2024

Páginas

94-109

Capítulo

6

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH XIV

Resumo

Resumo: A Floresta Ombrófila Mista característica da região Sul do Brasil, abriga uma diversidade de espécies, tanto arbóreas como não arbóreas. Das espécies não arbóreas, as mais notáveis são as samambaias de porte arborescente. Que desenvolvem-se sob a copa dos pinheiros, dividindo espaço com numerosas espécies arbóreas. Apesar do reconhecimento, por parte da comunidade científica brasileira, do potencial da flora nativa e da relevância do entendimento dos aspectos ecológicos e ambientais que impactam diretamente os aspectos econômicos, enfrentam-se desafios significativos na condução de estudos nessa área. Alguns estudos destacam, em sua análise, que investigar a ecologia de espécies não arbóreas, com o intuito de compreender a estrutura da comunidade vegetal, apresenta obstáculos mais amplos e complexos do que os encontrados em estudos envolvendo espécies arbóreas. Isso se deve à falta de padronização de métodos, escassez de taxonomistas, deficiência na disponibilidade de literatura e coleções de referência, dentre outros fatores cruciais. Nesse contexto desafiador, o presente estudo tem como meta proporcionar uma visão abrangente das pesquisas realizadas com samambaias arborescentes, no período compreendido entre 2000 e 2020, através de uma revisão de literatura, visando preencher lacunas de conhecimento e oferecer subsídios para futuras ações de conservação e manejo.

Palavras-chave

Palavras-chave: Alsophila setosa; Cyathea corcovadensis; Cyathea phalerata; Dicksonia sellowiana; Floresta Ombrófila Mista; recursos não madeireiros; xaxim; samambaiaçu.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.