PAISAGEM SONORA: A BIOFONIA EM RESIDÊNCIAS DE ALUNOS DO 4° ANODE UMA ESCOLA DO CAMPO E DE UMA ESCOLA URBANA
Karine Aparecida Kuller Penna
Penna, Karine Aparecida Kuller
Kelly Kuller Pospiesz
Pospiesz, Kelly Kuller
Lia Maris Orth Ritter Antiqueira
Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter
26/02/2022
474-483
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SOCIEDADE, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE: AVANÇOS, RETROCESSOS E NOVAS PERSPECTIVAS - VOLUME 2
Este trabalho teve a finalidade de relacionar o componente curricular de Arte e a Educação Ambiental através do conteúdo “Paisagem Sonora”, o qual é orientado no Currículo da Rede Estadual Paranaense (CREP). Como objetivo, buscou-se a partir da exibição de paisagens sonoras a percepção da predominância da biofonia e/ou de ruídos vindos de ações humanas existentes na parte externa das residências de alunos do 4° Ano do Ensino Fundamental, sendo uma turma de uma escola do campo e outra de uma escola de área urbana. Realizou-se essa pesquisa de forma remota, através do grupo de Whatsapp das turmas. A princípio, exibiu-se uma sequência de vídeos, elaborado pela professora de Arte dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, onde se explicou o conceito de paisagem sonora, poluição sonora, biofonia e se enfatizou a pesquisa de Bernie Krause, relatada no vídeo de “Bernie Krause: A voz do mundo natural”. Em seguida, solicitou-se aos alunos a gravação em áudio, com duração de três minutos, de um local na parte externa de suas residências. E finalizou-se a pesquisa com a realização de três perguntas relacionadas às biofonias que não foram exibidas e os benefícios ou malefícios proporcionados por suas paisagens sonoras. Como resultado se percebeu a predominância da biofonia nas residências dos alunos do campo e a antrofonia nas residências de alunos da cidade, e, além disso, através das respostas obtidas se verificou que os vídeos apresentados juntamente com as gravações proporcionaram reflexões frente ao cuidado com meio ambiente, enfatizando a preservação da biofonia local.
Linguagem Musical, Meio Ambiente, Sons.
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