PÁGINA DO PROFESSOR VAGNER: UM SITE PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE FÍSICA

Code: 221010505
4
0
Título

PÁGINA DO PROFESSOR VAGNER: UM SITE PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE FÍSICA

Autores(as):
  • Vagner Da Silva Dias

    Dias, Vagner da Silva

  • Kellem Paula Rohãn Araújo

    Araújo, Kellem Paula Rohãn

  • Cláudio Gabriel Soares Araújo

    Araújo, Cláudio Gabriel Soares

DOI
10.37885/221010505
Publicado em

29/12/2022

Páginas

671-684

Capítulo

44

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH VII

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar a construção de um site pedagógico utilizado como ferramenta de suporte ao ensino da disciplina de Física para auxílio ao processo de ensino e de aprendizagem aplicado para alunos cursando o 2ª ano do Ensino Médio do Instituto Federal Farroupilha, campus São Borja, no Rio Grande do Sul, realizado no segundo semestre de 2018, de modo que todos os conteúdos ministrados em aula foram adicionados ao site pedagógico. O presente artigo se desenvolveu a partir de uma pesquisa bibliográfica com métodos qualitativos, exploratórios e descritivos para melhor compreender as possibilidades do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação para a educação, em especial para o ensino de Física. A implementação das atividades se deu após a aplicação de um questionário aos alunos que, entre outras questões, interrogou se os mesmos possuíam meios computacionais para acompanhar as atividades complementares em suas residências através de smartphones ou microcomputadores. Após a totalidade dos alunos afirmarem possuir os meios para acompanhar as atividades do site pedagógico o mesmo foi implementado com a intenção de superar o grau de dificuldade de abstração e compreensão do ensino de Física independente da modalidade de ensino, presencial ou remoto.

Palavras-chave

Ensino de Física, Site Pedagógico, TICs.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.