PADRÕES DE CONSUMO DE ÁLCOOL EM ADULTOS EMERGENTES

Code: 200500219
19
1
Título

PADRÕES DE CONSUMO DE ÁLCOOL EM ADULTOS EMERGENTES

Autores(as):
  • Elisabete Araújo

    Araújo, Elisabete

  • Teresa De Medeiros

    Medeiros, Teresa de

DOI
10.37885/200500219
Publicado em

15/06/2020

Páginas

227-238

Capítulo

27

Resumo

A adultez emergente é um período de desenvolvimento onde se enquadram osestudantes tradicionais do ensino superior (18-25 anos), os quais passam por mudançasdesenvolvimentistas com diversos desafios no processo de adaptação e de vivência académica.O ingresso e a frequência do ensino superior acarretam riscos de consumo. Dentro doscomportamentos de risco, a ingestão de álcool é apontada por vários estudos internacionais enacionais como preocupante, e com efeitos no rendimento académico e na saúde dosestudantes. O estudo, com base na população académica de uma universidade públicaportuguesa, tem como objetivos: i) verificar os comportamentos de risco de consumosubstâncias psicoativas; ii) caracterizar o consumo nos estudantes, particularmente do álcool,ao nível das variáveis sexo, ano de frequência de curso e tipo de bebidas; iii) compreender oconsumo de álcool na sua relação com a satisfação com a vida; e iv) conhecer os padrões doconsumo de álcool. Para a recolha de dados recorreu-se a dois instrumentos: um Questionáriode Comportamento de Consumo (construído para o efeito) e a Escala de Satisfação com aVida. Os dados foram analisados recorrendo a testes paramétricos e não paramétricos. Osresultados permitem concluir que: o álcool foi a substância psicoativa mais consumida,seguindo-se as substâncias sintéticas ou de design, os alucinogénios e a cocaína; a bebida maisconsumida pelos estudantes foi a cerveja, seguindo-se as bebidas destiladas e por último ovinho; existe um aumento do consumo de cerveja e vinho do 1.º para o 2.º ano de frequênciado ensino superior; não se provou uma associação entre o consumo de álcool e a satisfaçãocom a vida; existem padrões de consumo de álcool em função dos dias de consumo reduzido,inexpressivo ou inexistente ao longo da semana e um abuso ao fim de semana, particularmenteà 6.ª feira e ao sábado, e nas festas; efeito de binge drinking nas estudantes ao fim de semanae nas festas; o álcool está associado a uma cultura de juventude universitária. Identificam-selimitações no estudo e deduzem-se algumas implicações.

Palavras-chave

substâncias, psicoativas, álcool, adultez, emergente, estudantes, do, ensino, superior, padrões, de, consumo, satisfação, com, a, vida

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.