OUSADOS COMO COMENIUS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA EM ESCOLAS PÚBLICAS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA UTILIZANDO PLURALIDADE METODOLÓGICA NO ESTUDO DE FUNÇÕES INORGÂNICAS.

Code: 201001933
18
6
Título

OUSADOS COMO COMENIUS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA EM ESCOLAS PÚBLICAS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA UTILIZANDO PLURALIDADE METODOLÓGICA NO ESTUDO DE FUNÇÕES INORGÂNICAS.

Autores(as):
  • Darlison Guto Travassos de Sousa

    SOUSA, Darlison Guto Travassos de

  • Edivanda Silva Pontes

    PONTES, Edivanda Silva

  • Livia Helen de Castro Figueira

    FIGUEIRA, Livia Helen de Castro

  • Marcos André da Cruz Cota

    COTA, Marcos André da Cruz

  • Maria Selma Silva dos Santos

    SANTOS, Maria Selma Silva dos

  • Paloma Rodrigues Siebert

    SIEBERT, Paloma Rodrigues

  • Luciano de Sousa Chaves

    CHAVES, Luciano de Sousa

  • Reginaldo da Silva Sales

    SALES, Reginaldo da Silva

DOI
10.37885/201001933
Publicado em

08/12/2020

Páginas

468-489

Capítulo

31

Resumo

Este relato tem por objetivo descrever a experiência da implementação de uma sequência didática aplicada em 120 minutos através de etapas complementares (estratégias de ensino) sobre funções inorgânicas com enfoque em ácidos e bases à alunos da 1ª série do ensino médio de duas escolas estaduais localizadas no município de Santarém, Pará, Brasil. Objetivamos promover a Aprendizagem Significativa, buscando proporcionar ao aluno maior interação, tornando-o um agente protagonista do aprendizado e não apenas um mero expectador. A execução desse projeto nos permitiu compreender como se dá o uso de novas estratégias e como podem facilitar a aquisição dos conhecimentos necessários para uma Aprendizagem Significativa. Para a coleta dos dados utilizamos um questionário, do tipo misto que foi empregado no fim da sequência didática, além de observação direta. Os resultados foram satisfatórios, pois percebeu-se que todas as atividades desenvolvidas deram suporte ao foco principal, a verificação da aprendizagem através do Quimionário das Funções Inorgânicas, um jogo, de perguntas e respostas entre equipes. Os alunos se manifestaram favoráveis à utilização de novas estratégias nas aulas de Química, tornando-as mais dinâmicas e prazerosas e, de igual modo, sentiram-se protagonistas do processo ensino-aprendizagem.

Palavras-chave

Lúdico; Avaliação; Ensino-aprendizagem; Pluralismo didático; Quimionário.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.