OS SUJEITOS PRESENTES EM UMA SALA DE AULA E EM UM JOGO DE RPG: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Code: 220308386
13
2
Título

OS SUJEITOS PRESENTES EM UMA SALA DE AULA E EM UM JOGO DE RPG: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores(as):
  • Welington Haas Hein

    HEIN, Welington Haas

  • Tania Teresinha Bruns Zimer

    ZIMER, Tania Teresinha Bruns

DOI
10.37885/220308386
Publicado em

01/05/2022

Páginas

1209-1221

Capítulo

100

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH III

Resumo

Esse trabalho é referente a uma pesquisa sobre o uso do RPG (Role-Playing Game) em sala de aula e voltado para o ensino da Matemática. Para isso foi efetuada uma revisão buscando analisar teses e dissertações que tenham como tema o RPG como ferramenta de ensino e aprendizagem na Educação Básica, na disciplina de Matemática. A pesquisa com caráter qualitativo utilizou a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações como fonte. Foram selecionadas seis dissertações para serem analisadas com o intuito de responder quais são os papéis desempenhados pelo professor e aluno em um jogo de RPG, como a sala se organiza neste, e se o RPG pode contribuir para diminuir o preconceito e o medo com relação à disciplina de Matemática. Foi possível concluir que o RPG pode ser utilizado com diversas propostas pedagógicas e com foco variável, podendo introduzir conceitos, reforçar conteúdo, entre outros. Ao final foi possível considerar que o RPG pode ser uma boa alternativa para trazer dinamismo às aulas de Matemática e, assim, diminuir o preconceito com a disciplina, com os alunos tendo um papel ativo e construindo o conhecimento em um ambiente cooperativo, lúdico e de respeito mútuo, sob a mediação e orientação do professor.

Palavras-chave

Jogos, RPG, Matemática, Ensino e aprendizagem.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.