OS SERTÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Code: 230613259
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Título

OS SERTÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores(as):
  • Terezinha Maria Bogéa GusmÃo

    GUSMÃO, T. M. B.

  • Willian Carboni Viana

    VIANA, W. C.

DOI
10.37885/230613259
Publicado em

30/06/2023

Páginas

116-126

Capítulo

9

Resumo

O texto aborda o conceito de sertão e a representação do sertanejo no Brasil, com foco para o estado do Maranhão. O objetivo central do artigo é enfatizar a importância de trazer o conceito de sertão, e do modo de vida do sertanejo maranhense, para a educação básica por meio da orientação à formação do professor, visando valorizar a cultura, compreender a história, combater estereótipos e preconceitos, além de promover a educação inclusiva e contextualizada. Na primeira metade do século XIX, as palavras "litoral" e "sertão" representavam categorias opostas e complementares; o litoral era visto como civilizado e desenvolvido, enquanto o sertão era considerado distante, atrasado e com poucas possibilidades, o que pode ser colocado no âmbito das discussões de entendimento da formação dos territórios locais. Nesse sentido, a ampla literatura existente sobre o assunto pode auxiliar na desmistificação do ser ‘‘sertanejo’’, para distante do senso comum. O sertão e o sertanejo são elementos constitutivos da identidade brasileira, ainda que em subjugo e inferiorizado pela hierarquia social hegemônica ainda persistente.

Palavras-chave

Sertão, Sertanejo, Maranhão, Formação de professores.

Autor(a) Correspondente
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