OS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA DA REGIÃO DE MIRANTE DO PARANAPANEMA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Code: 220609104
2
1
Título

OS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA DA REGIÃO DE MIRANTE DO PARANAPANEMA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Autor(a):
  • Fernando Henrique Neves

    Neves, Fernando Henrique

DOI
10.37885/220609104
Publicado em

30/08/2022

Páginas

161-174

Capítulo

10

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar as contribuições das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como recurso auxiliar nas aulas de matemática, especificamente no processo de ensino. Assim, o presente trabalho refletiu sobre a utilização das TICs visando melhorar o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem nas escolas pública do Município de Mirante do Paranapanema - SP. Para tanto, recorreu-se, como pressuposto teórico, a estudos sobre ensino e aprendizagem, processos de formação de professores de matemática, assim como teorias sobre Informática Aplicada á Educação. A metodologia utilizada na pesquisa constou de punho qualitativa, devido à sua abrangência e à vantagem de proporcionar ao pesquisador o contato direto com o ambiente e com a situação que está investigando. Com os resultados levantados , conclui-se que a utilização de recursos da informática em sala de aula é orientada pelo paradigma instrucionista, em que o computador é usado apenas como uma máquina de ensinar. Com essa constatação, apontou-se a necessidade de investir na formação dos professores para utilização adequada e eficiente do computador e de seus recursos de acordo com o paradigma construcionista, aplicando-os de modo contextualizado e significativo. Mediante a este contexto, entendemos como necessidade formar o professor de tal forma que o aluno seja considerado o construtor do conhecimento e o professor mediador da aprendizagem. Concluímos que alunos e professores tem consciência de que os recursos tecnológicos tornam as aulas desafiadoras e significativas. No entanto, a fragmentação da formação continuada dificulta a implementação efetiva das TICs em sala de aula.

Palavras-chave

Tecnologia de Informação e Comunicação, Abordagem Construcionista, Aprendizagem Significativa, Formação Continuada de Professores, Matemática.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.