OS RECURSOS DIDÁTICOS NAS ESCOLAS E SUAS RELAÇÕES APLICADAS NA APRENDIZAGEM: UM ESTUDO EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Code: 230513039
25
0
Título

OS RECURSOS DIDÁTICOS NAS ESCOLAS E SUAS RELAÇÕES APLICADAS NA APRENDIZAGEM: UM ESTUDO EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Autores(as):
  • Vera Lúcia Drumond

    Dumond, V. L.

  • Pereira Walmir

    Pereira, W. F.

  • Felipe Ribeiro

    Ribeiro, F. V.

DOI
10.37885/230513039
Publicado em

31/05/2023

Páginas

91-117

Capítulo

6

Resumo

Os recursos didáticos são ferramentas que podem contribuir para a mudança da atual educação que ainda apresenta características de uma educação tradicional, na qual o professor é o detentor do conhecimento, e o aluno, o depositário. Estes recursos vêm auxiliar o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem tornando a relação professor-aluno-conhecimento mais dinâmica e prazerosa. Este trabalho tem por objetivo abordar a aplicabilidade dos recursos didáticos nas escolas para uma maior compreensão dos conteúdos de Ciências e Biologia no ensino Fundamental e ensino Médio, contribuindo para a melhoria do ensino e na busca pela garantia da qualidade na educação, tendo como parâmetro os alunos estagiários de Licenciatura em Ciências Biológicas do Consórcio CEDERJ. Faz-se uma abordagem de observações, verificações e análises da variação do número de alunos aprovados com e sem os diferentes recursos didáticos, metodologias de ensino e o uso desses recursos nas escolas. O embasamento teórico faz uso das obras de Paulo Freire, Edgar Morin, entre outros. Sendo assim, procurou-se realizar uma análise em livros e artigos científicos que reproduzem seus entendimentos sobre o tema, para uma primeira observância dos princípios teóricos abordados pelos pensadores em questão. Inicialmente foi realizada uma pesquisa com leituras e análises de concepções primordiais para o desdobramento do trabalho de conclusão de curso. Seguido de uma análise qualitativa que contou com a participação de alunos estagiários do CEDERJ. Os resultados dos questionários respondidos pelos alunos do curso de Ciências Biológicas mostram dados interessantes como os perfis das escolas onde seus estágios foram realizados, como os recursos didáticos eram aplicados, caso fossem, e sua influência no aproveitamento dos alunos. Por exemplo, dentre os que responderam os questionários, 100% declararam ser importante e primordial o uso de recursos didáticos e 69,2% acham que menos alunos ajudariam na comunicação e na abordagem do conteúdo. Se a escolha e a utilização de recursos didáticos apropriados e diversificados podem influenciar no processo ensino aprendizagem levando a um maior incentivo à in ovação na metodologia e na ação docente, e também a formulação de Políticas Públicas de Educação para uma educação de qualidade, além da estrutura escolar que pode ter influência direta sobre a presença e execução destes recursos.

Palavras-chave

Ciências e Biologia, Metodologias de Ensino, Recursos Didáticos.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.