OS PAPÉIS DO INDIVÍDUO E DA SOCIEDADE NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO (MATEMÁTICO): REPERCUSSÕES NA EDUCAÇÃO (MATEMÁTICA)

Code: 201102117
6
6
Título

OS PAPÉIS DO INDIVÍDUO E DA SOCIEDADE NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO (MATEMÁTICO): REPERCUSSÕES NA EDUCAÇÃO (MATEMÁTICA)

Autor(a):
  • Lênio Fernandes Levy

    Levy, Lênio Fernandes

DOI
10.37885/201102117
Publicado em

04/02/2021

Páginas

180-192

Capítulo

11

Resumo

Este trabalho é de natureza teórico-bibliográfica. Nele, abordam-se os papéis desempenhados pelo indivíduo e pela sociedade no que respeita à construção do conhecimento, com ênfase ao conhecimento matemático. Almejando-se identificar quem (Indivíduo? Sociedade? Ambos?) cria/criou, no decorrer histórico, o conhecimento, inclusive o conhecimento matemático, faz-se, na presente investigação, uso, como base teórica, do pensamento complexo de Edgar Morin, assim como de pontos comuns a esse pensamento e à noção de identidade apregoada por Claude Dubar. A adesão do autor deste artigo à visão complexa a propósito da identidade de quem produz historicamente o conhecimento (sempre levando em conta a criação do conhecimento matemático) tem a ver, em grande medida, com sua defesa do princípio de que há relações entre sujeito e objeto, e entre indivíduo e sociedade. Enfim, são frisados e/ou estabelecidos liames, pelo autor do texto, entre, de um lado, a concepção complexa acerca da identidade de quem constrói, ao longo do tempo, o conhecimento (com destaque, no artigo, ao conhecimento matemático) e, de outro lado, a Educação e sua história, com realce do autor da investigação à Educação Matemática.

Palavras-chave

Indivíduo; Sociedade; Conhecimento; Matemática; Ensino.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.