OS JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL, UM FOCO NA BIODIVERSIDADE DA MATA ATLÂNTICA

Code: 230312514
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Título

OS JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL, UM FOCO NA BIODIVERSIDADE DA MATA ATLÂNTICA

Autores(as):
  • Walmir Pereira

    Pereira, Walmir

  • Felipe Ribeiro

    Ribeiro, Felipe

  • Nycoly Ramos

    Ramos, Nycoly

DOI
10.37885/230312514
Publicado em

30/05/2023

Páginas

112-144

Capítulo

7

Resumo

O ensino nos dias de hoje precisa ser mais dinâmico, lúdico e dar margem a criatividade e as especificidades de cada aluno, para que desta forma todos possam aprender de forma mais leve e prazerosa, fixando o conteúdo e não somente decorando e depois vindo a esquecer. Assim sendo é necessário tornar o ensino mais lúdico para facilitar o aprendizado por parte dos alunos. Com isso surge a proposta de criar um jogo didático para trazer essa ludicidade aos alunos. Visando a necessidade de se ministrar conteúdos de Biologia onde muitas das vezes os professores acabam encontrando dificuldades em sala de aula na hora de abordá-los, faz-se necessário o uso de novas atividades alternativas que ajudem a melhorar e a facilitar o processo de ensino e aprendizagem. O jogo didático permite que haja uma competição saudável entre seus participantes e é através dela que o aluno consegue se autoavaliar e perceber o que necessita para vencer esse jogo, e, por outro lado, o professor avalia onde o aluno está errando e a partir daí ele pode pensar em novos métodos para ensinar sobre aquele tema de uma forma que atenda melhor a necessidade de cada aluno. A Mata Atlântica é um bioma brasileiro que está muito próximo das pessoas, porém uma grande parte delas não sabe nem o que é um bioma; dessa forma, se faz necessário abordar esse conceito. Visando a caracterização do Bioma Mata Atlântica e de sua biodiversidade, foi elaborado um jogo didático de tabuleiro, tendo como base, fotografias dos animais considerados simbólicos neste bioma. Com isso, foi abordado o tema biodiversidade da Mata Atlântica, de forma mais didática e atrativa para os alunos, objetivando um melhor aprendizado de forma lúdica. Uma contribuição significativa do jogo foi observada ao avaliar um questionário aplicado antes e depois do jogo, onde os alunos puderam fixar melhor os conteúdos abordados após a aplicação do jogo proposto.

Palavras-chave

Jogos Didáticos, Educação, Lúdico, Ensino-aprendizagem, Recursos Didáticos, Dinâmico.

Autor(a) Correspondente
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