OS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DE CURSOS DO SINAES COMO SUBSÍDIO PARA A GESTÃO ACADÊMICA E PROMOÇÃO DA QUALIDADE

Code: 220508981
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Título

OS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DE CURSOS DO SINAES COMO SUBSÍDIO PARA A GESTÃO ACADÊMICA E PROMOÇÃO DA QUALIDADE

Autor(a):
  • Fernanda De Cássia Rodrigues Pimenta

    Rodrigues Pimenta, Fernanda De Cássia

DOI
10.37885/220508981
Publicado em

30/08/2022

Páginas

145-160

Capítulo

9

Resumo

O objetivo do trabalho consiste em apresentar parte dos resultados da pesquisa realizada com90 Coordenadores de Curso Superior de instituições privadas do Estado de São Paulo.Pretendeu-se identificar junto aos coordenadores de curso se esses profissionais consideramos instrumentos de avaliação de cursos elaborados pelo MEC como possível ferramenta degestão e se acreditam que tais instrumentos podem aferir a qualidade de um curso. Utilizou-seuma pesquisa do tipo “survey”, descritiva, de caráter exploratório, empregando-se a técnica dequestionário eletrônico, com questões fechadas e abertas. Contou-se com a contribuição deautores que discutem a temática em estudo, bem como referencial legal e normativo a partirda Constituição Federal (1988). Realizou-se levantamento e análise dos Instrumentos deAvaliação de Cursos, implementados desde a implantação do SINAES e foi observado queesta implantação se deu em três fases: a primeira com um único instrumento para todos oscursos de graduação, cujos resultados subsidiavam os processos de regulação; a segunda, noinício do segundo triênio do ciclo avaliativo, contou com a utilização de instrumentosespecíficos para cada modalidade de curso e também para cada tipo de processo; e a terceira,ao final do segundo triênio, com a reformulação dos instrumentos de avaliação de cursos,voltando à utilização de apenas um único instrumento. Quanto à opinião dos coordenadoresde curso, os resultados apontam que os mesmos utilizam os instrumentos de avaliação decursos do SINAES como instrumento de gestão, no entanto, em maior número do queacreditam que estes podem aferir a qualidade de curso, pois para eles a finalidade do SINAESdiscutida neste estudo não é atingida por meio dos Instrumentos. Porém, estes instrumentosdevem ser utilizados como instrumentos de gestão para que os cursos possam atingir melhoresconceitos quando da avaliação externa.

Palavras-chave

Avaliação, Gestão, Qualidade, SINAES.

Autor(a) Correspondente
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