OS FUNDAMENTOS CONCEITUAIS DE TECNOLOGIA E DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: ESTABELECENDO CONCEITOS E A RELAÇÃO COM A ATUAÇÃO DOCENTE

Code: 220508867
Downloads
15
Views
178
Compartilhe
Título

OS FUNDAMENTOS CONCEITUAIS DE TECNOLOGIA E DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: ESTABELECENDO CONCEITOS E A RELAÇÃO COM A ATUAÇÃO DOCENTE

Autores(as):
  • Alcemir Horácio Rosa

  • Daniel Nascimento-e-silva

DOI
  • DOI
  • 10.37885/220508867
    Publicado em

    02/07/2022

    Páginas

    765-781

    Capítulo

    54

    Resumo

    O fenômeno da tecnologia e da educação tecnológica têm se constituído nos últimos anos como um espaço de amplo debate. No entanto, é notória uma deficiência em abordar os fundamentos conceituais desses fenômenos nos ambientes educacionais e na formação dos profissionais. A pesquisa atendeu a essa demanda. Buscou trazer provocações sobre os fundamentos conceituais da tecnologia e da educação tecnológica. Assim, foram chamados ao debate autores como Reydon (2018), Neder (2010), Bazzo (2003), Saviani (2012), Vygotski (1991) entre outros que contribuíram para as definições e concepções sobre esse tema. Objetivo: o objetivo da pesquisa foi revelar os fundamentos conceituais dos fenômenos da tecnologia e da educação tecnológica. Para que pudesse contribuir para uma adequada compreensão da tecnologia e da educação tecnológica e, por fim, da importância dessa relação para o processo ensino-aprendizagem. Foi possível estabelecer um conceito próprio para cada um dos fenômenos, para que pudesse contribuir com o mundo acadêmico e trabalhos futuros. Constituindo-se em um meio alternativo para uma boa compreensão dos termos acima mencionados. Métodos: a metodologia utilizada foi a científico-tecnológica (NASCIMENTO-E-SILVA, 2019), que estabeleceu a identificação do problema, a questão norteadora, a organização dos dados, as respostas e também a proposição de alternativas. Resultados: o trabalho conseguiu revelar uma base para os fundamentos conceituais dos fenômenos. Permitindo uma compreensão precisa de tecnologia e educação tecnológica. Conclusão: a pesquisa concluiu que os dois fenômenos investigados são temas presentes nos ambientes educacionais, mas precisam ser compreendidos com mais atenção para uma efetiva conscientização da realidade existente.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Tecnologia, Educação Tecnológica, Atuação docente.

    Publicado no livro

    OPEN SCIENCE RESEARCH IV

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    Este site utiliza cookies. Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Ao continuar você concorda com a nossa política de utilização de cookies.

    Continuar