OS FUNDAMENTOS CONCEITUAIS DE TECNOLOGIA E DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: ESTABELECENDO CONCEITOS E A RELAÇÃO COM A ATUAÇÃO DOCENTE

Code: 220508867
14
6
Título

OS FUNDAMENTOS CONCEITUAIS DE TECNOLOGIA E DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: ESTABELECENDO CONCEITOS E A RELAÇÃO COM A ATUAÇÃO DOCENTE

Autores(as):
  • Alcemir Horácio Rosa

    Rosa, Alcemir Horácio

  • Daniel Nascimento-e-silva

    Nascimento-e-Silva, Daniel

DOI
10.37885/220508867
Publicado em

02/07/2022

Páginas

765-781

Capítulo

54

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH IV

Resumo

O fenômeno da tecnologia e da educação tecnológica têm se constituído nos últimos anos como um espaço de amplo debate. No entanto, é notória uma deficiência em abordar os fundamentos conceituais desses fenômenos nos ambientes educacionais e na formação dos profissionais. A pesquisa atendeu a essa demanda. Buscou trazer provocações sobre os fundamentos conceituais da tecnologia e da educação tecnológica. Assim, foram chamados ao debate autores como Reydon (2018), Neder (2010), Bazzo (2003), Saviani (2012), Vygotski (1991) entre outros que contribuíram para as definições e concepções sobre esse tema. Objetivo: o objetivo da pesquisa foi revelar os fundamentos conceituais dos fenômenos da tecnologia e da educação tecnológica. Para que pudesse contribuir para uma adequada compreensão da tecnologia e da educação tecnológica e, por fim, da importância dessa relação para o processo ensino-aprendizagem. Foi possível estabelecer um conceito próprio para cada um dos fenômenos, para que pudesse contribuir com o mundo acadêmico e trabalhos futuros. Constituindo-se em um meio alternativo para uma boa compreensão dos termos acima mencionados. Métodos: a metodologia utilizada foi a científico-tecnológica (NASCIMENTO-E-SILVA, 2019), que estabeleceu a identificação do problema, a questão norteadora, a organização dos dados, as respostas e também a proposição de alternativas. Resultados: o trabalho conseguiu revelar uma base para os fundamentos conceituais dos fenômenos. Permitindo uma compreensão precisa de tecnologia e educação tecnológica. Conclusão: a pesquisa concluiu que os dois fenômenos investigados são temas presentes nos ambientes educacionais, mas precisam ser compreendidos com mais atenção para uma efetiva conscientização da realidade existente.

Palavras-chave

Tecnologia, Educação Tecnológica, Atuação docente.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.