OS EFEITOS DOS AMBIENTES NATURAIS E CONSTRUÍDOS SOBRE O BEM-ESTAR DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS
OS EFEITOS DOS AMBIENTES NATURAIS E CONSTRUÍDOS SOBRE O BEM-ESTAR DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS
Kedma ValÉria Souza
Ana Beatriz Rodrigues
30/09/2023
63-92
5
Os ambientes considerados restauradores são aqueles que promovem bem-estar e redução do estresse. Portanto, quais são os ambientes que proporcionam sensação de bem-estar em jovens universitários? É pensando nisso que o objetivo desse estudo foi investigar os efeitos da interação pessoa-ambiente e os impactos que os diferentes ambientes exercem na vivência de jovens universitários, no que diz respeito aos elementos que compõem os ambientes restauradores e quais os impactos que essa interação pode trazer para o contexto acadêmico e sua vivência cotidiana na sensação de bem-estar. Para tanto, foram entrevistados jovens universitários de 18 a 25 anos da Universidade Federal de Sergipe, utilizando-se um roteiro com perguntas abertas acerca da percepção que se tem entre um ambiente construído e um ambiente natural, bem como da percepção de ambiente restaurador, quais os elementos de um ambiente restaurador, além das estratégias de experimentação de ambientes restauradores. As respostas foram agrupadas e analisadas de forma qualitativa, visando comparar os seus aspectos divergentes concernentes às diversas percepções. Pretendeu-se compreender os benefícios que uma relação mais ativa com a natureza e ambientes restauradores proporcionam aos indivíduos, no que se refere à sensação de bem-estar e melhor relação com o meio acadêmico.
Ler mais...Psicologia ambiental, Ambientes restauradores, Ambiente universitário, Relação Pessoa-Ambiente, Percepção de bem-estar.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.