OS DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UMA SURDA ORALIZADA: UM ESTUDO DE CASO

Code: 230613330
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Título

OS DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UMA SURDA ORALIZADA: UM ESTUDO DE CASO

Autores(as):
  • Adriana Oliveira Bernardes

    Bernardes, Adriana Oliveira

  • Celeste Azulay Kelman

    kelman, Celeste Azulay

  • Annie Gomes Redig

    Regid, Annie Gomes

DOI
10.37885/230613330
Publicado em

30/06/2023

Páginas

100-115

Capítulo

8

Resumo

A inclusão de alunos com deficiências ou diferenças linguísticas em sala de aula regular de ensino, vem se dando desde 1996 a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Por isso, podem hoje, compartilhar a sala de aula junto a seus pares. No paradigma da inclusão, porém, variados problemas são detectados e colaboram para exclusão de alguns discentes do processo de ensino e aprendizagem. Neste trabalho discutimos os desafios enfrentados por uma jovem Surda oralizada durante sua vida escolar. A pesquisa é de cunho qualitativo, com objetivo exploratório e com desenho metodológico de estudo de caso, tendo sido utilizada a entrevista como instrumento de coleta de dados. A mesma, realizada em tempos de pandemia, foi feita através do Zoom. Para isto, contamos com o auxílio da professora da sala de recursos multifuncionais, que dispunha de internet e colocou a discente em contato com uma das pesquisadoras. A aluna se comunica principalmente através de língua oral, porém conhece a Libras. A pesquisa investigou alguns aspectos, como: escolarização, família e trabalho. Dados obtidos sugerem dificuldades e conquistas, sendo portanto uma discussão fundamental para o entendimento das experiências de discentes Surdos em seu processo de inclusão.

Palavras-chave

Inclusão, Alunos Surdos, Escolarização.

Autor(a) Correspondente
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