OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES DOS JOGOS ELETRÔNICOS NO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA



OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES DOS JOGOS ELETRÔNICOS NO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Ivanna Barbosa Da Silva

06/08/2024
140-155
10
Este trabalho aborda a importância do uso de Jogos Eletrônicos no contexto da Educação Física, especialmente no Ensino Médio, destacando tanto os desafios quanto às oportunidades no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa teve a finalidade de analisar o que se tem produzido na área de Educação Física sobre jogos eletrônicos (JEs) no Ensino Médio e quais são as lacunas ainda presentes. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, incluindo a revisão de literatura e o arco temporal entre 2013 a 2023. Para dar fundamentação teórica a esta investigação, foram revisitados estudiosos e pesquisadores da área, como: Huizinga (2000), Moran (2019), dentre outros. Os resultados obtidos evidenciam a necessidade de uma revisão na prática pedagógica, alinhando-a às diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e explorando o potencial dos jogos eletrônicos como uma ferramenta educacional inovadora.
Ler mais...Jogos eletrônicos. Educação Física. Tecnologias Digitais. Ensino Médio
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.