OS DESAFIOS DO TRABALHO DOCENTE NA SOCIEDADE CAPITALISTA: EM BUSCA POR AUTONOMIA

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Título

OS DESAFIOS DO TRABALHO DOCENTE NA SOCIEDADE CAPITALISTA: EM BUSCA POR AUTONOMIA

Autores(as):
  • Mykaella Soares

  • Deise Avelina Felipe Saraiva

  • Tatiane Maurício Emerick

  • Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro Da Silva

  • Shirleide Pereira Da Silva Cruz

DOI
  • DOI
  • 10.37885/221111023
    Publicado em

    29/12/2022

    Páginas

    133-146

    Capítulo

    11

    Resumo

    O presente artigo apresenta uma breve discussão sobre os principais desafios enfrentados pelos/as professores/as no exercício do trabalho docente em uma sociedade mediada pelo capital. A questão central é: quais são os principais desafios apresentados para o trabalho docente na lógica da sociedade capitalista? O objetivo geral é discutir sobre os principais desafios do trabalho docente em uma sociedade capitalista. São os objetivos específicos: i) discutir as especificidades do trabalho docente submetido à lógica do capital; ii) compreender a burocratização, o adoecimento e as limitações no processo de inclusão escolar como principais entraves para o trabalho docente. O percurso metodológico baseia-se nos princípios do Materialismo Histórico Dialético e refere-se à pesquisa bibliográfica sobre trabalho docente, adoecimento, burocratização e inclusão escolar, além de análise documental. Os pressupostos teóricos fundamentam-se em: Apple (1995), Contreras (2012), Freitas (2018), Hypolito (1991), Marx (1984), Mantoan (2015), Lima (2019), Codo (2006), Esteve (1999). Por fim, pode-se afirmar que numa sociedade capitalista, alcançar a autonomia, o bem-estar e a inclusão escolar se constituem em desafios cada vez mais evidentes e complexos de serem alcançados no trabalho docente.

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    Palavras-chave

    Trabalho Docente, Sociedade Capitalista, Autonomia, Adoecimento Docente, Inclusão Escolar.

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